Serviço Social e Saude mental

Páginas: 23 (5667 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015
FMU - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
LUANA DA SILVA FERNANDES















O trabalho do Assistente Social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Relato de Experiência










SÃO PAULO
2013
FMU - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
LUANA DA SILVA FERNANDESO trabalho do Assistente Social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil: relato de Experiência

Trabalho apresentado como exigência para avaliação final do curso Organização e Gestão de Políticas Sociais sob a orientação da professora Maria Fernanda Costa.









SÃO PAULO
2013

Resumo

Este artigose propõe a mostrar a experiência do assistente social junto a um Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi. Trata-se de um relato de experiência e objetiva contribuir para ampliar o debate sobre o exercício profissional do assistente social em saúde mental, que em parte acontece em serviços como CAPS, bem como explicitar o cotidiano deste tipo de trabalho. Para esta problematização foramelencadas as atividades consideradas relevantes e que pedem a ação do serviço social. Após análise das atividades inerentes ao Serviço Social percebemos a importância de um profissional criativo, atento e crítico, no sentido de fortalecer a categoria profissional.

Palavras chaves: Saúde mental, Assistente Social, Centro de Atenção Psicossocial.




















IntroduçãoA proposta deste trabalho é relatar a experiência do assistente social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil- CAPSi, identificando a partir do cotidiano profissional, quais as demandas inerentes a este serviço e como o assistente social se coloca no exercício de sua profissão. A finalidade do relato é contribuir para que se faça conhecida a atuação do assistente social nestes espaçossócio-ocupacionais assim como ampliar o debate do exercício da profissão.
A escolha do tema se deu quando de minha inserção neste serviço em junho/2012. As variadas demandas do trabalho e a percepção de como os assistentes sociais se posicionavam frente a esta demanda impulsionaram a investigação do trabalho do assistente social neste campo de atuação.
Com a reforma psiquiátrica o tratamento paraSaúde Mental se propõe a cuidar dos sujeitos, prioritariamente em meio aberto, buscando sua socialização, autonomia e reguardo de direitos, assim nasce os Centros de Atenção Psicossocial- CAPS.
O novo modelo de atenção à Saúde Mental se inicia em Santos/SP em 1989 com o Núcleo de Atenção Psicossocial- NAPS e se estende a todo Brasil a partir de então.
Os CAPS são dispositivos substitutivos aoshospitais psiquiátricos, abertos, são de gerenciamento municipal, oferecem tratamento diário e em alguns casos funcionam 24 horas.
Os CAPS são compostos por equipes multidisciplinares, como assistente social, auxiliar de enfermagem, educador físico, enfermeiro, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional e arte educadores.
Segundo Ministério da Saúde o CAPS se propõe a:
Prestar atendimentoclínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
Regular a porta de entrada da rede de assistência emsaúde mental na sua área de atuação;
Dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
Organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
Articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território;
Promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social na Saúde Mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social e Saúde Mental
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • serviço social e saúde mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!