Serviço social e saude mental

Páginas: 11 (2520 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
02 – Tema:
Contradições na Relação da Família com o Usuário com Transtorno Mental

03. Título Provisório:
O Usuário com Transtorno Mental e a Família: Relações Contraditórias – Cuidado e / ou Abandono

4 – Apresentação do Projeto:
A proposta desse trabalho é investigar os motivos pelos quais levam uma família a abandonar o portador de transtorno mental.
O tema foi escolhido emdecorrência às observações no campo de estágio no CAPS de Bom Jesus do Itabapoana RJ. Ao observar as reuniões com familiares de pessoas com transtorno mental, pude ver que em muitos casos a família não se preocupa com eles, os consideram como um fardo em suas vidas, deixando-os sem nenhum cuidado, se preocupando apenas com os auxílios que a pessoa com transtorno mental tem direito e fazendo de tudo paramanter essas pessoas internadas, alegando não ter como ficar com o seu familiar em casa.
Diante disso, a seguinte questão norteará o trabalho: Quais são os fatores que levam a família a abandonar o portador de transtorno mental?
Para abordagem trabalharei com pesquisa quantiqualitativa, através de formulários que serão aplicados a 10 familiares de forma aleatória. Para análise desses dados opteipelas seguintes categorias: Família, Portador de Transtorno Mental e Serviço Social.


5 – Objeto de Estudo:
Quais são os fatores que levam a família a abandonar o portador de transtorno mental?

6 – Justificativa:
O tema escolhido apresenta-se como uma forma de maior esclarecimento as observações no campo de estágio, para tentar entender os motivos pelos quais um familiar abandona oportador de transtorno mental.
A pesquisa é significativa e relevante porque irá fornecer elementos para um maior conhecimento e reflexão e, posteriormente uma crítica sobre o modo de vida da família e as demandas por ela apresentada.

7 – Objetivos:
- Analisar os motivos que levam a família a abandonar o portador de transtorno mental;
- Identificar o que o transtorno mental trouxe para afamília;

- O modo de vida é caracterizado pela maneira que o usuário e os familiares conduzem a sua rotina e pelas relações que estabelecem ao longo de suas vidas.

8 – Problematização:
Na elaboração do projeto, foram consultadas diversas concepções de família. No entanto para que se investigue a família do portador de transtorno mental, faz-se necessário uma breve retomada aos conceitos defamília.
É necessário conhecer a família do portador de transtorno mental, porque é a partir dela que eles constroem e iniciam a vida.
A abordagem sobre a família deve-se aos seus valores como representante da base da estrutura social, e a sua importância, enquanto unidade de pertencimento e de proteção do indivíduo, seu ponto de referência, de apoio, seu norte.
FAMÍLIA desperta em todos nóslembranças, emoções, saudades, expectativas quase sempre contraditórias, intensas e, principalmente, inegáveis. Família é algo universal e, Poe enquanto, eterno; não foi descoberta outra formação humana capaz de substituí-la (Souza, 1997, p.20).

Nota-se que vêm ocorrendo transformações socioeconômicas, no âmbito das famílias, que exigem jornadas de trabalho mais longas, que acabam no afastamentode seus membros, além de mudanças de valores na contemporaneidade que incluem novas formações familiares, novos tipos de relações de parentesco e filiação. Pode-se relacionar essas mudanças com o processo de globalização do capitalismo, que interfere na dinâmica e estrutura familiar.
Sem dúvida, tantas mudanças revolucionam as identidades sociais, causando conflitos, distanciamentos afetivos edesagregação no interior das famílias.
A relevância da família é corroborada por diversos autores que a vêem como parte da história dos seres humanos, portanto, repleta de significados de toda ordem, principalmente os afetivos, como declaram Gomes & Pereira (2004, p. 358):
Família remete a lembranças, emoções, sentimentos, identidade, amor, ódio, enfim, um significado único para cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço Social na Saúde Mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social e Saúde Mental
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • serviço social e saúde mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!