Serviço social e saúde mental

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
-
Projeto de Intervenção


- Tema:
Droga dição na Adolescência no município de Campanário. MG

- Introdução

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na historia da humanidade e constitui um grave problema na saúde publica, e várias consequências pessoais e sociais no futuro dos adolescentes e de toda sociedade.
A adolescência é um fenômeno de diferenciação emque naturalmente afasta-se da família para aderir ao grupo de iguais. É um momento especial, nessa etapa, porem não aceita orientações, pois atesta possibilidades de ser adulto, ter poder e controle sobre si mesmo.
Ao entrar em contato com o grupo e com as drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se a muitos riscos, o encontro dos adolescentes e a droga é um fenômeno muito maisfrequente do que se pensa e, por sua complexidade é difícil de ser abordado.

- Justificativa

Em função do avanço do uso de drogas entre nossos adolescentes, vejo a necessidade de desenvolver um projeto de prevenção do uso de drogas entre os mesmos, uma vez que estamos situados numa área de risco e de grande vulnerabilidade social. O município de Campanário está localizado às margens da BR 116com poucos atrativos saudáveis para vida do adolescente, inserido num contexto de marginalização e violência muitas vezes reforçado pela ociosidade. Nos falta condições e facilidade para a preservação da saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, experimental e social em condições de liberdade e dignidade.
- Considerando o enorme impacto produzido pelo consumo abusivo desubstancias entorpecente; a justiça da infância e juventude deve tentar e promover mecanismos eficazes de recuperação e prevenção dos adolescentes envolvidos com o uso das drogas, através de medidas que venham assegurar a garantia plena de seus direitos em condições peculiares de pessoas em desenvolvimento.
Considerando ainda a necessidade de atendimento à demanda por serviços e programas voltadospara o atendimento do adolescente em conflito com a lei e a importância de articulação da justiça e do profissional envolvidos no processo de atendimento ao adolescente, usuário de drogas ou vitima direta ou indireta do uso de substancias entorpecentes.
Este projeto surge a partir da necessidade de possibilitar condições favoráveis e eficazes para resgatar e garantir os direitos estabelecidos,entre as varias situações que os adolescentes têm de enfrentar no cotidiano, pois esse assunto é um problema causador de grande preocupação em nossa sociedade, hoje de forma abusiva está presente em todas as classes sociais. Assim se faz necessário a organização de debates e questionamentos que ajudem a encontrar soluções atenuantes ou irradiadoras das causas desses problemas. Acredito que com aprevenção e o conhecimento podemos evitar uso indevido e generalizado das drogas.

- Objetivo Geral.

Promover uma conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bom como, reconhecer componentes de risco neste contexto devido seu grande avanço neste município.

- Objetivo Específico

Contribui na formação das ações ante drogas.
Informa sobre as drogas, mostrando que elas causamdependência mental e dependência física.
Oportunizar o debate e reflexos em torno dos fatores sociais, familiares, econômicos que influem no uso abusivo das drogas.
Fortalecer as redes sociais para reduzir os fatores de riscos que contribuem para o uso da droga.

- Metodologia.


Todo projeto foi desenvolvido utilizando como tema as drogas e a prevenção, com o uso de estratégias diversificadastais como: seminários, palestras formais, expressão corporal, vídeos, sons etc. utilizando princípios de arte educação onde desenvolverá a sensibilidade e a participação da comunidade escolar, da sociedade afim que seja uma conscientização para o não uso das drogas. Em conjunto relacionamos o conhecimento e a questão social derivadas do uso das drogas tais como: violência e desinteresse da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social na Saúde Mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social e Saúde Mental
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!