serviço social e politica social no brasil

Páginas: 10 (2485 palavras) Publicado: 14 de julho de 2013








































































SUMÁRIO



1. INTRODUÇAO

O seguinte trabalho expressa os avanços e as conquistas dos trabalhadores de diversas áreas profissionais e principalmente da área da assistência social. Bem como a mudança nas políticas publicas dosurgimento da atuação de assistência como profissão reconhecida e praticada por profissionais graduados que ao romper com o método conservador assistencialista da igreja passa, o profissional, a atuar com compromisso e garantia dos serviços prestados junto as políticas publicas.
Este processo foi lento e gradual tendo sido alcançado de forma tardia pelos paises de terceiro mundo.Logo tendo forte influência de outros paises, graças principalmente a migração. Processo este que permite a adoção de novas técnicas e formas de agir.
Os direitos sociais que hoje conhecemos como políticas sociais, e sendo estas garantidas pelo estado pelas políticas publicas, foram conquistadas através de muita luta e vida de diversas personagens ao longo da historia. e aprincipio aplicada pelo Estado para proteger a burguesia das reivindicações violentas da classe operaria que eclodiu diante do processo industrial.
Uma vez que o estado, principalmente apos a declaração dos direitos humanos e pos constituição de 1988 reconhecem a importância de atuar junto a questão social não só para proteger a burguesia e sim com visão de proteger as pessoasque se encontram em risco social.










2-As intervenções e perspectivas estatais junto a questão social no Brasil antes e após a constituição federal de 1988.

Fortes influenciam intensificaram e agravaram a questão social no Brasil. Principalmente pelo fato de o país ter sido colônia de exploração e ter seu inicio histórico econômico social fundamentado na escravidão.Forma primitiva de ativar e expandir sua economia.
A igreja assume o papel de assistencialista, mesmo que por busca de defesa de seus interesses, sempre coube a ela atuar junto aos problemas sociais e interação dos desfavorecidos de bens bem com cuidar dos doentes e moribundos.
O sistema capitalista em plena fase de globalização aumenta a concentração da riqueza e do poder às mãos de poucos egerou aumento expressivo da pobreza.

Um dos efeitos mais drásticos da globalização é o crescimento veloz das desigualdades sociais, na qual uma minoria de capitalista concentra o grande volume de riqueza do mundo, enquanto a grande maioria da população sobrevive na miséria absoluta. (JESUS; ROSSI. 2009. pág. 61)

Movimentos sociais foram organizados pela população o objetivo era defender e lutarpor interesses como fazer valer e garantir o acesso aos direitos sociais como acabar com a exploração do trabalhador, e a ma qualidade do ensino, bem como a exploração do trabalho infantil entre outros. Antes da constituição o país passou por varias fases criticas sendo uma delas, muito marcante, a ditadura onde mesmo tendo ocorrido neste período a reconceituação do serviço social a população eramassacrada e muito oprimida.

O Golpe Militar de 1964 teve como intuito defender a ordem e a democracia, pois estavam sendo ameaçados devido à movimentação dos sindicalistas e comunistas. Imaginavam que esse golpe teria curto prazo, mas infelizmente tornou-se permanente. Os militares ficaram no poder provocando uma crise econômica, assim surgiu o agravamento do problema social, onde osbrasileiros foram marginalizados, sobreviveram entre o desemprego e a subnutrição e ainda institucionalizou-se a corrupção. ( zemoleza.com)


A constituição Federal de 1988, conhecida como constituição cidadão, afirma a responsabilidade do Estado em promovera a proteção social.

A pobreza no Brasil diminui significativamente na década de 1990. o número absoluto de pobres (pessoas com renda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!