Serviço social e politica social no brasil

Páginas: 24 (5985 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL


MARLENE MENDES PEREIRA ANDRADE










ESTAGIO SUPERVISIONADO DO SERVIÇO SOCIAL III
PROJETO DE AÇÃO

















SALVADOR
2011




MARLENE MENDES PEREIRA ANDRADE





ESTAGIO SUPERVISIONADO DO SERVIÇO SOCIAL III
PROJETO DE AÇÃOTrabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Estágio Supervisionado do Serviço Social III do 7º semestre




Supervisora Academica: Aline Costa Jones







SALVADOR
2011








1. Contextualização Histórica

A história da instituição começa em 1949, quando Irmã Dulce abrigaseus primeiros 70 doentes no galinheiro do Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Dez anos depois, em agosto de 1959, nasce no local a Associação Obras Social Irmã Dulce. Há primeira década foi marcada pelo apoio voluntário de médicos e amigos e pelas peregrinações de Irmã Dulce em busca de alimentos, remédios e doações para seus pobres e doentes, a falta de estruturaé compensada pela disposição de servir, período de consolidação da estrutura e dos serviços da Obra, mantidos unicamente de doações.

A partir da criação do Albergue Santo Antônio, em maio de 1960, o trabalho da freira se torna conhecido e reconhecido. A gestão é feita com a ajuda de conselheiros. Na década de 70, ciente da importância da continuidade da missão junto ao corpo médico, Irmã Dulceinicia o trabalho de criação das residências médicas.  

A ampliação dos serviços e a preocupação constante de Irmã Dulce com a sobrevivência de sua obra intensificam os contatos com as classes política e empresarial e a profissionalização da administração. Em 1983, a inauguração do novo Hospital Santo Antônio amplia para mil o número de leitos da instituição. Atendimentos em saúde, assistênciasocial, educação, onde muitas vidas foram salvas pela freira Maria Dulce. A instabilidade econômica e o aumento da demanda desenham o cenário para a primeira grande crise de sustentabilidade da OSID. 

A crise e a saúde de Irmã Dulce se agravam. Em 1989, o Hospital Santo Antônio já tem mais de 700 funcionários e o CESA (Centro Educacional Santo Antonio) oferece abrigo e educação a mais de 400meninos, com o crescimento das atividades, Irmã Dulce percebe a dificuldade de gerenciar sozinho um empreendimento tão complexo. Não sem antes relutar, temendo a perda da missão, ela firma convênio com a Previdência Social tornando o atendimento vinculado ao antigo INAMPS. Sua preocupação é a de que a relação com o sistema de saúde pública do governo federal diminua a autonomia da Osid no acolhimentoaos pacientes. Irmã Dulce é convencida com o argumento de que já atende a todos os seus potenciais beneficiários sem receber nada por isso em 1990 terceiriza a administração, que passa a ser feita pelos Camilianos. A terceirização acaba conflitando com a filosofia da Obra. Irmã Dulce, já bastante debilitada, exprime a vontade de ver a sobrinha Maria Rita Pontes à frente da OSID, fato que seconsuma em 1992.


Em 13 de março de 1992, morre Irmã Dulce. A OSID se vê frente à incerteza da sobrevivência sem a presença de sua fundadora, cuja figura se confundia com o próprio legado. A superação se dá através da divisa Amar e Servir, sendo a instituição voltando a ter administração própria fazendo da missão à ferramenta principal da sobrevivência. 

A primeira década após o falecimento deIrmã Dulce se inicia com a incerteza acerca da sobrevivência de sua obra. Em 1994, no entanto, o esforço conjunto e a nova gestão lastreiam o caminho para a manutenção e a ampliação dos serviços com a criação de novos núcleos, como o CRPD (Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências). 
No Hospital Santo Antonio o atendimento evolui mais de 600%, com a ampliação do centro cirúrgico e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!