Serviço social e política social no brasil

Páginas: 9 (2193 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2012
1 INTRODUÇÃO
As políticas sociais brasileiras desenvolveram-se a partir do inicio do século XX, por um período de 80 anos configurando um modelo de proteção social somente alterado com a Constituição Federal de 1988. O sistema de proteção social brasileiro, até o final da década de 80 combinou o modelo de seguro social na área da previdência incluindo à atenção a saúde como modelo assistencialpara a população sem vínculos trabalhistas formais, denominando como primeiro ciclo de reforma a Constituição Federal de 1988, foi um relevante marco institucional ao apresentar um modelo de seguridade social.
A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social, que junto com as políticas de saúde e previdência social compõem osistema de seguridade social brasileira.
Um dos principais objetivos da Nova Constituição era reger a democratização do país, substituindo os instrumentos jurídicos criados pela ditadura militar. Alguns dos direitos e garantias sociais estabelecidas pela Nova Constituição Federal para todas as pessoas, pois “todos são iguais perante a lei” é a liberdade para trabalhar, expressar o pensamento,locomover-se pelo país, votar nas eleições públicas, participar de partidos políticos, praticar a religião e o acesso a educação, assistência a saúde, a previdência social, ao lazer e a segurança pública.
Somente quando estes direitos são exercidos existe efetivamente a cidadania, que não pode ser vistos como doação do estado para a sociedade. Cidadania é uma realidade em construção que resulta numprocesso de lutas e conquistas dos grupos sociais.



2 DESENVOLVIMENTO
No século XX uma palavra sintetizava as aspirações dos brasileiros por uma vida digna de cidadania. Conhecer a sociedade em que vivemos é uma das principais tarefas do cidadão. Conhecer para fazer, conhecer para transformar.
No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza como questão social, era tratadacomo “caso de policia” por intermédio dos seus aparelhos repressivos. Sendo assim era tratada como uma disfunção individual.
As manifestações ocorridas no período de 1930 a 1964 ficaram conhecidas como populismo e reivindicavam a reforma de base e melhores condições de vida para a classe trabalhadora rural e urbana. O Estado passou a intervir na relação capital e trabalho, de maneira fragmentada eseletiva deixando de fora os trabalhadores rurais e do setor informal.
Posteriormente a 1964, a atuação das camadas populares nos setores econômicos, políticos e culturais sofreram restrições redefinido o Estado e sua relação com a sociedade.
Em 1968 os movimentos sociais voltaram a se articular tendo como único propósito por fim ao sistema ditatorial, esses não podem ser pensados apenas comomeros como mero resultado de lutas por melhores condições de vida, produzidos pela necessidade de aumentar o consumo coletivo de bens e serviços.
Há ainda a presença desses movimentos na área da saúde e educação, de forma progressiva para que seja garantida a sua inserção na Constituição Federal de 1988. Em meio a essa efervescência o poder de pressão dos movimentos sociais, as políticas sociaisencontraram campo fértil para desenvolver-se auxiliando a efetivação dos direitos sociais dentro da reformulação da Constituição.
Em um contexto de grande mobilização democrática e exigências de prática inovadora na área social tendo inicio á um discussão para a formulação de uma política pública de assistência social constitucionalmente assegurada, onde a mobilização e organização da sociedadecivil têm em vista ao desenvolvimento da cidadania.
Na política, a partir de 1988 foram elaborados um quadro de reformas institucionais, que tinham como princípios básicos o desenvolvimento econômico e social instalando-se um complexo processo de debates e articulações que visam o surgimento da política de assistência social inscrita no campo democrático os direitos sociais garantindo densidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!