Serviço Social e Meio Ambiente

Páginas: 40 (9936 palavras) Publicado: 29 de junho de 2015


INTRODUÇÃO

O presente trabalho científico busca realizar uma abordagem sobre a inserção do Serviço Social no meio ambiente e a sua contribuição para a educação ambiental. De forma crítica e analítica visando esclarecer a importância do assistente social nesta nova área de atuação.
No cenário mundial e especificamente no Brasil, a questão ambiental passou a ser um tema de interesse de toda asociedade. Visto que a questão ecológica é preocupante para todos, pois os problemas ambientais e os seus efeitos causados pela interferência humana é um mal que atinge as pessoas, sem distinção de classe, gênero, e etnia.
Portanto, pela importância da temática, surgiu o interesse para elaboração desta monografia. E ao mesmo tempo busca despertar nos profissionais do Serviço Social dobre a questãosocial do meio ambiente, como mais uma área a ser explorada. Tanto no contexto acadêmico quanto profissional.
Nesta perspectiva, a inserção do Assistente Social no meio ambiente promove desafio ao fazer profissional, porém renova as ações na questão ambiental para a sociedade como um todo, pois a preservação e a sensibilização ambiental é um bem comunitário.
Assim, o objetivo geral buscouidentificar a prática profissional do Serviço Social na questão do meio ambiente. Como suporte, os específicos requerem: analisar a questão ambiental e a importância da política nacional ambiental para a sociedade; conhecer o fazer profissional do (a) assistente social com vistas voltada para o meio ambiente; e esclarecer a contribuição do Serviço Social na prática da educação ambiental.
Quanto àproblemática, foi a seguinte: A atuação do Assistente Social na formação de multiplicadores conscientes dos seus papéis quanto às questões socioambientais ampliam as possibilidades da harmonia entre o homem e a natureza?
A pesquisa procedeu de forma exploratória e descritiva. Sendo definida como metodologia a pesquisa bibliográfica, que segundo Santos (2002, p.32):
“é um conjunto de materiaisescritos/gravados, mecânica ou eletronicamente, que contêm informações já elaboradas e publicadas por outros autores. É utilizada quando o objetivo é conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema”.

Neste caso foi utilizado para chegar ao resultado da pesquisa à questão social ambiental.
Os caminhos para obter os dados delimitados pelosobjetivos foram coletados através das seguintes etapas: a pesquisa em livros da área ambiental, para dar suporte aos conceitos trazidos nesta área que é de pouca abordagem pelo serviço social. Artigo de revistas cientifica relacionado ao Serviço Social no meio ambiente, acesso a internet para consulta de leis, decretos e artigos, e monografias publicadas referentes ao Serviço Social e a educaçãoambiental.
Portanto, a obra está sistematizada da seguinte forma: a introdução que trás a inquietação da pesquisadora pela temática, e dois capitulo. O primeiro capítulo enfocará a contextualização da questão ambiental, como está surgiu no Brasil, traz também um breve panorama do meio ambiente, e as conquistas alcançadas e por fim o contexto da educação ambiental e o arcabouço legal da Política Nacionalde Educação Ambiental, como já citado para fundamentação deste capitulo foram utilizadas leis, decretos, e artigos para subsidiar as informações.
Para a fundamentação teórica foram utilizados vários autores: Andrez Perez com a obra “Serviço Social e meio ambiente” este autor traz em seu texto a importância do Serviço Social na questão do meio ambiente, destacando que esse profissional nesta área deatuação traria mudanças significativas para a sociedade.
Já Maria das Graças e Silva, com a obra “Questão ambiental e desenvolvimento sustentável um desafio Ético-Politico ao Serviço Social”, a autora dispõem em sua obra as possibilidades e limites da pratica profissional perante a realidade ambiental. Marilda Vilela Iamamoto “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil”, ela nos mostra como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente e serviço social
  • Meio ambiente e serviço social
  • Serviço social e meio ambiente
  • Serviço social e meio ambiente
  • O serviço Social no Meio Ambiente
  • serviço social no meio ambiente
  • Serviço social e meio ambiente
  • Meio ambiente e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!