Serviço social e envelhecimento: a atuação profissional em uma instituição de longa permanência para idosos

Páginas: 12 (2923 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Serviço Social E Envelhecimento: A Atuação Profissional Em Uma Instituição De Longa Permanência Para Idosos

Janaina Michelle Rodrigues da Silva Fagundes janainamichelle@ymail.com

Ângela Abreu Citeli angela.citeli@yahoo.com.br

Aline de Jesus Madeira aline-adeira@hotmail.com

Karin Alves do Amaral Escobar karinalvesamaral@ig.com.br

Resumo: Essetrabalho tem por objetivo realizar algumas reflexões acerca das políticas de atenção à pessoa idosa centrando a discussão na modalidade asilar de assistência ao idoso. Abordamos ainda essas instituições de abrigamento como campo de trabalho para a atuação do Serviço Social e as possibilidades de intervenção nas políticas voltadas para o envelhecimento. Em nosso contexto atual, a questão da velhice vemsendo cada vez mais observada e discutida, em decorrência do fenômeno do envelhecimento populacional que vem ocorrendo a nível global. Apesar da tendência atual de implementação de políticas que promovam o envelhecimento ativo, não podemos deixar de considerar que a velhice traz consigo uma situação de dependência, e em nosso país as desigualdades sociais tem gerado um crescente número de idososincapacitados funcionalmente e com a saúde comprometida necessitando de cuidados intensivos em instituições de longa permanência.

Palavras Chaves: Envelhecimento; Instituição de Longa Permanência; Serviço Social

1. Introdução

O envelhecimento populacional tem se constituído um fenômeno da atualidade e tem se tornado cada vez mais abrangente a nível mundial e nacional, porém nos paísesdesenvolvidos este processo é mais evidente. Conforme Veras (2003), nesses países tal processo ocorreu de forma lenta durante mais de cem anos dispondo de recursos necessários para fazer frente às mudanças advindas dessa transformação demográfica. Diferentemente dos países em desenvolvimento como o caso do Brasil, o envelhecimento populacional se caracteriza pela rapidez com que o aumento daspopulações adulta e idosa modificou a pirâmide populacional.

De acordo com estimativas num período de 70 anos no Brasil entre 1950 a 2020 o número de idosos ultrapassará o número da população jovem, ou seja, a população idosa aumentará em 16 vezes, isso porque o processo do envelhecimento acelerado ocorre devido à diminuição da taxa de fecundidade das mulheres somado com sua expectativa de vida emelevação.

Para Berzins (2003) a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) relata que o percentual desta população idosa continuará aumentando até o ano de 2050, quando teremos um fato inusitado na história da nossa humanidade, ou seja, uma população de idosos maior do que uma população de jovens com idade até 14 anos. A população mundial deve saltar dos 6 bilhões para 10bilhões em 2050. No mesmo período, o número de idosos deve triplicar passando para 2 bilhões, representando 25% da planeta. (BERZINS 2003 p. 23).

Acreditamos que a longevidade da população dever ser considerada uma conquista, entretanto, sinaliza a necessidade da existência de políticas públicas para atender as demandas da população idosa.

2. Políticas de Atendimento à Pessoa Idosa

NoBrasil a implementação de políticas sociais específicas voltadas para o segmento idoso, são bem recentes, destacam-se entre elas a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842) sancionada em 04 de janeiro de 1994 e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, 2003). Essas legislações se destinam a regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, fortalecendo a necessidade de intervençãodo Estado e da sociedade no que se refere às necessidades dos idosos. A Política Nacional do Idoso tem por finalidade fundamental recuperar, manter, promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos.

Art. 1º A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e envelhecimento: a atuação profissional em uma instituinção de longa permanência para idosos
  • INSTITUIÇÃO LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
  • Instituição de Longa Permanencia de Idoso.
  • Instituição de longa permanência para idosos: família, cultura e identidade
  • Fatores de risco de quedas em idosos numa instituição de longa permanência
  • Projeto de suplementação alimentar em idosos numa instituição de longa permanencia
  • A atuação profissional do serviço social
  • INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANENCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!