Serviço social e direitos sociais

Páginas: 7 (1736 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2013
SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL

INTRODUÇÃO
O presente artigo é fruto de um acúmulo teórico da disciplina História dos Direitos Sociais no Brasil. Neste espaço, visamos discutir a relação entre a profissão de serviço social e o fazer profissional do assistente social com a garantia dos direitos, focando especialmente os direitos sociais no Brasil.

A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIALNo século XIX, na Europa, com o grande crescimento do capitalismo decorrente da industrialização, a classe trabalhadora viva em um alto grau de pauperização e exploração, o que fez com que a Igreja se posicionasse ao lado do social ao perceber a diminuição de seus "fies", devido a extrema miséria e descrença na igreja.
"...Essa situação dá uma grande dimensão à questão social, levando aIgreja a se posionar,esta via a época como de grande crise ,de decadência da moral e dos bons costumes cristãos. Essa situação decorre -segundo a Igreja- do liberalismo e do comunismo."

Com isso, a Igreja passa a disseminar o pensamento dentro da sociedade de que para se restaurar da situação de grande declínio econômico, social e politico era necessária uma maioraproximação do homem com Deus. A partir disso, aparece uma intervenção mais clara e definida da Igreja no social.

"tendo em vista sua missão ------ encaminhar o homem à conquista da felicidade eterna - ela intervém na situação que é de desordem e que impede as pessoas de cumprir sua tarefa de dar glória a Deus, dadas as condições em que viviam."

A partir dessa constatação em que aigreja passou a investir nesse tipo de intervenção no intuito inicial de aproximação da sociedade novamente para dentro da "casa de Deus", esse trabalho filantrópico com os mais pobres era realizado por seus membros (em totalidade mulheres). Essa atividade da igreja teve visibilidade governamental e com seu crescimento foi criada a Ação Católica, que trouxe um grande ponto de visibilidade no inicioda profissão de Serviço Social.

"Com a Ação Católica, percebemos que a preocupação da sociedade (retorno ao ideal de Idade Média), dada a decadência da moral e dos bons costumes, produzida pelo liberalismo e comunismo."

Com o bom funcionamento da Ação Católica no Brasil a igreja começa a ministrar cursos de formação para profissionalizar o Serviço Social.
A criação da primeira escola deServiço Social do país foi em São Paulo que nasceu do CEAS - Centro de Estudos de Ações Socias - que surge de um grupo de moças preocupadas com a questão social. O curso foi dirigido por Mademoiselle Adéle Lenoeaux, profesora da Ècole Ctholique de Service Social de Bruxelas.
Sob o mesmo pano de fundo, em 1937, nasce a segunda Escola de Serviço Social agora no Rio de Janeiro, onde tivemos asemana de ação social que foi muito importante para os profissionais adotarem uma nova postura da profissão: mais ligada à classe trabalhadora que à burguesia.

OS DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL
Quando falamos de direito social no Brasil primeiramente temos que lembrar que somos um país que foi colonizado, e isso traz até hoje imensas consequências, principalmente ao nosso modo de interpretar o querealmente nos é de direito.
Temos uma construção politico-cultural pautados no paternalismo e no apadrinhamento - tema que foi muito bem abordado no texto "Homens Livres na Ordem Escravocrata". Afinal, com 322 anos de colônia portuguesa, ficou difícil construir uma esfera pública, por isso, todo processo que vá em direção a construção de direitos será interferida por um sistema de troca deinteresses e favores.
A história dos nossos direitos sociais nasce como se fosse uma troca, ou seja, a política social é oferecida como forma de calar e manter a ordem vigente atendendo os interesses dos grandes capitalistas. Para entender a luta contemporânea por direitos sociais é preciso fazer esta minunciosa leitura de nossos antecedentes. Como podemos lembrar, a leitura de Marshall sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social da caridade ao direito social
  • Direito e legislação social no serviço social
  • Direito e legislação social no serviço social
  • O serviço social e a construção dos direitos sociais
  • Qual a importancia do direito no serviço social
  • Direito e serviço social
  • Direitos humanos e o serviço social
  • serviço social e direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!