Serviço Social e DC

Páginas: 11 (2619 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A Sociologia é definida, basicamente, como o estudo objetivo das relações que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social, ou entre grupos sociais diferentes que vivem no seio de uma sociedade mais ampla. [1] Mas esse fenômeno social, que surgiu inicialmente como disciplina no final do século XVIII, em princípio como resposta dosintelectuais da época para um desafio de modernidade que se espalhava por vários países, tornou-se ciência com a consolidação do capitalismo no século XIX e passou a servir de parâmetro para estudar e orientar sociedades ou grupos sociais que começavam a fazer parte deste sistema econômico.

A gênese da Sociologia surgiu na Europa e por diversos países do continente teve sua base difundida deformas diferentes: A francesa e alemã com maior ênfase em aprofundamentos teóricos e a belga, a inglesa, a italiana e a russo-soviética voltadas para as descobertas de métodos investigativos que conduzissem às atribuições sociais. Mas são as transformações políticas, econômicas e culturais ocorridas no final do século XVIII, entre elas as Revoluções Industrial e Francesa, que acarretariam fortesmudanças da vida em sociedade e incentivariam o surgimento de grupos preocupados em promover uma ciência social regeneradora. Esse ambiente de debates teóricos acabaria por influenciar várias sociedades industriais na ânsia de tentar responder, ou encontrar soluções, para os vários problemas sociais que a modernidade traria.

Para colocar em execução tais ideologias, que na sua maioria versavasobre o intervencionismo, a religião e a patologia social, era necessário criar teorias de fortes referências, que pudessem ordenar e propagar as ações que eram propostas. Entre as teorias e acontecimentos que mais influenciaram as vastas sociedades, em momentos distintos (para citar somente algumas), temos a doutrina filosófica associada à obra de Augusto Comte - o Positivismo (cientificismo;conceito utópico), a teoria sociológica da reforma social de Frédéric Le Play (família como base da estrutura social), a corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim - o Funcionalismo (Fato Social), o pensamento social russo (que através da revolução socialista de 1917 favoreceria o surgimento de uma sociologia eventualmente livre), e o desenvolvimento da Sociologia norte-americana(Organização de Comunidade).

_____________________
1 Novo Dicionário da Língua Portuguesa, p. 452.


As tendências que se compreenderiam, sobretudo, da análise do caso norte-americano para explicar os fenômenos sociais nas sociedades industriais, servem para explicar o crescimento da Sociologia como disciplina em todo o mundo, bem como ajuda a entender a influência que a disciplina teve sob o ServiçoSocial latino-americano, principalmente na organização e desenvolvimento de comunidades.

A Sociologia norte-americana, antes mesmo dos seus departamentos se multiplicarem pelo próprio continente no final do século XIX, com o intuito de sondar as necessidades de uma sociedade industrial em forte expansão, pode ser explicada, inicialmente, pela influência que sofreu do protestantismo moralistaoriundo da Inglaterra. Entretanto, os caminhos ideológicos que a disciplina seguiria seriam diversos, principalmente depois da crise de 1929. Era preciso encontrar respostas para os desvios de conduta que as fortes mudanças sociais da vida moderna imprimiam.

Nos anos 20, inicialmente, o foco da Sociologia norte-americana seria a cidade e seus fenômenos sociais. A disciplina começaria observar oespaço urbano para estudar padrões de comportamento social ou para investir no conceito de comunidade ocupada por indivíduos que pudessem estabelecer suas relações sociais. O empirismo seria a tônica desse pensamento e teorias estatísticas de instituições tradicionais como a Escola de Chicago e a Universidade de Columbia ditariam regras.

A Sociologia norte-americana observava a cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na era dos serviços.
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!