Serviço social e ética

Páginas: 9 (2203 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2011
P R O J E T O D E M O N O G R A F I A

IDENTIFICAÇÃO: TURMA BOM JESUS:

TEMA: SERVIÇO SOCIAL E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL:UM ESTUDO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NO BRASIL

CAPITULOS:
1 – NOTAS SOBRE A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
2 – A PRÁTICA PROFISSIONAL E AS POLITICAS SOCIAIS: UMA ANALISESOBRE LIMITES E POSSIBILIDADES DA CIDADANIA

CATEGORIAS: PROJETO ÉTICO POLITICO; COMPETENCIA PROFISSIONAL; DIREITOS SOCIAIS

OBJETIVOS:

GERAL: ANALISAR A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DAS POLITICAS SOCIAS APREEENDENDO AS DETERMINAÇÕES DA COMPETENCIA PROFISSIONAL. A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

ESPECIFICOS:

1- APREENDER AS DETERMINAÇÕES QUE OFERECEMVISIBILIDADE À COMPETENCIA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
2- COMPREENDER AS POLITICAS SOCIAIS COMO CAMPO DE INTERVENÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL NOS RUMOS DA CIDADANIA


QUADRO TEORICO:

Aprender os significados da competência profissional do Assistente Social, analisando as atribuições profissionais que lhe compete pós Constituição de 88, terá como relevância compreender o percurso daprofissão na trajetória do Projeto Ético Político que a determina. Assim sendo, entender a cidadania como pressuposto à prática profissional, revelará a necessidade de estudar atentamente a constituição dos direitos sociais na sociedade brasileira.
A autora Ana Elizabete Mota em “As dimensões da prática profissional” aborda questões relevantes para o exercício profissional, levando emconsideração que a prática do assistente social se dá em meio a condições reveladoras de relações/posições de confronto, conflito e heterogeneidade política.
O serviço social intervém em casos que mostram claramente as imensas desigualdades sociais geradas pelo próprio capitalismo, podendo através de um plano prático operativo dar respostas ao conjunto de situações apresentadas. Desta forma, a profissãoadquiriu um caráter interventivo ao longo da história, assumindo várias dimensões cujos elos que a sustentam podem ser tanto de natureza teórica, quando ídeo-culturais, revelando a visão de mundo dos sujeitos profissionais.
As dimensões que a profissão assume, dependem da realidade vivida e da capacidade de cada profissional de decodificá-las para que se enfrentem as desigualdades sociais.
Assim,de acordo com a visão de cada assistente social a profissão vem sofrendo grandes mudanças ao longo dos anos, principalmente no mercado de trabalho, o que exige competências diversas e requer uma análise mais profunda da dinâmica social de cada contexto. Houve grandes modificações nos postos de trabalho, o que muitas vezes se reflete em grandes dificuldades na execução de ações e em desqualificaçãoprofissional, impossibilitando o crescimento da profissão o que retrai a crítica da realidade.
Diante da realidade apresentada, a categoria profissional precisa se mobilizar, expor seus pontos de vista, para que o exercício profissional não seja apenas teórico-aplicado, mas que responda criticamente às questões apresentadas no cotidiano.
Nesse sentido, precisamos estar atentos ao embatepolítico expresso nas contradições e conflitos do trabalho do serviço social. Resta aos assistentes sociais duas alternativas: tornar o exercício profissional frustrante, ou manter, consolidar e aprofundar a atual direção estratégica, renovando-se enquanto profissionais; afinal, cada profissional tem sua escolha e dimensões a seguir que se refletem em renovação ou acomodação.
Numa produção teóricaacerca da competência profissional, Rios apresenta uma visão critica da competência profissional a partir da teoria marxista.
São abordadas as diversas características da competência profissional como o que compete ao profissional e também, como o “saber fazer bem”. Nesta segunda definição, a autora aprofunda-se política e tecnicamente.
Entendendo a dimensão técnica como o “saber fazer”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Codigos de ética serviço social
  • ETICA PROFISSIONAL EM SERVICO SOCIAL
  • Etica profissional no serviço social
  • Ética serviços social
  • Etica aplicada ao serviço social
  • Etica e Serviço Social
  • Ética do Serviço Social
  • ética serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!