Serviço social nos hospitais

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Curso de Serviço Social

Rascunho visita ao Hospital Geral de Bonsucesso

Rio de Janeiro 11 fevereiro de 2011

Sistema Único de Saúde – SUS –tem a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência á saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.

Hospitais, centros e postos desaúde fazem parte desse sistema incluindo os universitários, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa, o SUS é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população e que compõem os recursos do governo federal, estadual, e municipal.

O Sistema Único de saúde tem como meta o mecanismo de promoção da equidade no atendimento dasnecessidades da saúde da população, ofertando serviços aos que procuram seus recursos. Também prioriza as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos a sua saúde. O SUS também recebe ajuda complementar por meio de contratos e convênios de prestação de serviços ao Estado – quando as unidades publicas de saúde não são suficientes paragarantir o atendimento a população de uma determinada região, como por exemplo:

SISVAN: Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional

SIAB: Sistema de Informações de Atenção Básica

SINASC: Sistema de Informações sobre Nascidos vivos

SIM: Sistema de Informações Sobre Mortalidade

E muitos outros sistemas que surgiram para o atendimento da demanda dos hospitais, postosde saúde etc.

Vemos também que as demandas são cada vez maiores, em nossa visita ao HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO, que funciona vinculado ao SUS desde a década de 90, é uma unidade de saúde terciária diretamente vinculada ao ministério da saúde. Buscando viabilizar a melhoria nos atendimentos. Ministério da Saúde resolveu lançar um Projeto de Humanização nos hospitais da rede pública federal,cujo objetivo é investir nos funcionários, para que humanizem cada vez mais a assistência prestada aos pacientes, valorizando ainda mais o trabalho do Assistente social, que dentro deste complexo hospitalar é de grande importância, pois o Assistente social no HGB identifica os fatores presentes que contribuem para o processo de vulnerabilidade ou de risco sociais de grupos familiares e indivíduosuma vez identificado o grau dos riscos e da vulnerabilidade, defini-se o nível de complexidade da proteção social. A partir da identificação das necessidades e prioridades das pessoas demandantes, mobiliza-se a rede de recursos institucionais existentes.

São no total 23 integrantes do Serviço Social dentro do HGB, espalhados pelas áreas da maternidade, pediatria, emergência, oncologia,ginecologia, transplante hepático, transplante renal,e no programa diabete.

Todos esses profissionais integram no atendimento da população que necessita de seus trabalhos e alguns em áreas especificas como no comitê de aleitamento, projeto no comitê de morte materna, registro de nascido vivo, onde integra a nossa entrevistada. Assistente Social Cláudia Gouveia, programa de oncologia(quimioterapia eradioterapia),e programa de planejamento familiar.

Observa-se que, apesar de o plantão constituir-se de um espaço coletivo da equipe, não existe um projeto de intervenção. Assim cada profissional atua de forma diferenciada no que se refere aos referenciais teórico-metodológicos. Com base observações, constata-se que a ótica dos assistentes sociais em relação á organização do seu processo detrabalho frente política social desenvolvida na instituição não é sincronizada enquanto equipe, na medida em que a excessiva setorização limita a configuração de um projeto coletivo e de construção de estratégias diante dos entraves institucionais.

Com base na entrevista realizada onde o serviço social está inserido, observa-se que apesar dos esforços no sentido de impotência diante dos limites...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVICO SOCIAL E TRANSPLANTE HEPATICO EM HOSPITAL
  • servico social na humanizacao do hospital Albert Sabin
  • Relatori de estagio surpevizionado de serviço social no hospital
  • O ESPAÇO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DO HIV/AIDS NO HOSPITAL.
  • QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL DR. PLATÃO ARAÚJO
  • Ordem de Serviço Hospital
  • o papel do assistente social no hospital
  • Contrato Social(Hospital)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!