Serviço social no brasil

Páginas: 11 (2545 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Universidade Anhanguera- Uniderp
Centro de Educação a Distância
Valparaizo de Góias setembro 2011

Serviço Social no Brasil
(2° Maria Lúcia Martinelli)

Tutor presencial: Dayse Licarião
Grupo : QUERER É PODER
Alunas:
Maria Betânia Cordeiro de Sousa RA:2337442724
Emes Ângela Alcantara de Jesus RA:2330429759
Graziele Cândida Silva RA:2323401696
Adriana LopezRA:

Serviço Social no Brasil
Trajetória Histórica: Alienação e critica
A autora relata que o surgimento do serviço social no Brasil se da nos primeiros anos da década de 30 ,com a iniciativa de vários setores da burguesia vinculados a igreja tendo como referencia o serviço social europeu,que tinha a finalidade de preparar “trabalhadores sociais”.
O processorevolucionário em curso no Brasil vinha exigindo uma preocupação da classe dominante ameaçada pelo movimento operário, já que a repressão típica da primeira republica não se mostrava eficaz. A luta pelas questões sociais levava o proletariado a avançar em seu processo organizativo, o que era visto com preocupação pela burguesia.
Os setores dominantes uniram-se como poderes organizados e procuraramestratégias para recuperar e defender os seus interesses.
A luta de classes que se formava, determinava um quadro marcado pelas tensões.
A republica velha estava acabada e teve seu fim determinado pelo movimento político-militar.
Nasce a republica nova e com ela a missão de resgatar o clima de harmonia social,com estratégias de baixar o clima de tensões entre os trabalhadores .Nesse contexto,constatou-seque era preciso controlar a massa operaria e essa foi a primeira missão do serviço social no Brasil.
O estado fortalece sua aliança com a igreja e com os setores mais abastados no intuito de intermediar com os operários atendendo algumas reinvidicações , principalmente aquelas que demandavam condições de alimentação,moradia e saúde.
O serviço social passou a situar-se no processo de reprodução dasrelações sociais, sendo visto como atividade auxiliar e subsidiaria no exercício do controle social,bem como na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe operária.
Em São Paulo nasce o CEAS-CENTRO DE ESTUDOS E AÇÃO SOCIAL que teve um importante papel na qualificação dos primeiros agentes sociais, esse primeiro curso foi constituído por jovens católicas e todas pertenciam a famíliasabastadas da burguesia paulista.
A pratica dos agentes sociais, tornou-se então importantes instrumento de controle social. Em meio a esse quadro que o serviço social iniciou a trajetória em direção a sua profissionalização
Durante o período da ditadura do estado novo foram criadas varias instituições de assistências social no Brasil a fim de absorver a pressão da classetrabalhadora. Em 1936 surge a 1° escola de serviço social no Brasil, sob influencia da igreja católica através de freiras belgas que trouxeram noções de serviços social como trabalho técnico e não apenas como auxilio caridoso aos necessitados. 1938 surgem O conselho nacional de serviços social: com o objetivo de centralizar e organizar as obras assistências públicas e privadas; 1942 nasce a LegiãoBrasileiras de Assistências, com o objetivo de prover as necessidades das famílias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a segunda guerra mundial.
As instituições sócias e assistências tornam-se instrumentos de controle social e político dos setores dominados, servindo como instrumentos de manutenção do sistema de produção. Nessa época, o Brasil passava por um momento conturbado de suahistoria, caracterizado pelas contradições, pelos conflitos e pelas tensões produzidas pela relação capitais trabalho resultantes do processo de consolidação de um capitalismo, que lançava suas primeiras bases.
Depois da segunda guerra mundial o serviço social se expandiu visando atender as exigências e necessidades de aprofundamento do capitalismo no país.
Na década de 70 temos a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A tragetoria do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • História do serviço social no brasil
  • A trajetoria do servico social no brasil
  • Reconceituação do serviço social no brasil
  • Serviço Social no Brasil
  • Tragetória do serviço social no brasil
  • A trajetória do serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!