Serviço Social na Saúde Mental

Páginas: 9 (2049 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
Serviço Social na Saúde Mental

Acadêmicos
Adriana Costa de Bairros
Verônica Covolo
Professor- Tutor Externo
Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Curso de Serviço Social(SES 0205)
Prática do Paper
02/07/14

Resumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no SAT ( Setor de Admissão e Triagem)do Hospital Psiquiátrico São Pedro,juntamente com a assistente social. Para fazer um resgate da história do hospital,que foi a primeira instituição do nosso Estado, e conhecer o trabalho realizado neste setor. Observaremos as mudanças ocorridas com a Reforma Psiquiátrica da Lei da Saúde Mental e o entrosamento do Serviço Social nesta nova caminhada.

Palavras- chave: São Pedro,Saúde Mental e Serviço Social.

1 INTRODUÇÃO

Opresente trabalho proporcionará a oportunidade de conhecermos o trabalho realizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro, local este que foi cenário do descaso com os seres humanos que necessitavam de atendimento em Saúde Mental ou mesmo dependentes químicos. Através de uma nova Lei da Reforma Psiquiátrica, busca-se um novo método de atendimento a estes que foram esquecidos pela sociedade; antesescondidos nos manicômios, considerados pessoas inaptas para conviverem com os demais.
O assistente social que outrora considerado apenas um subalterno dos médicos, passa a ter um papel importante na Saúde Mental, ampliando suas possibilidades de atuação junto a esta clientela.

2 DESENVOLVIMENTO

HISTÓRICO DO HOSPITAL SÃO PEDRO
O Hospital Psiquiátrico São Pedro,antesdesignado por manicômio,foi a primeira instituição psiquiátrica do Rio Grande do Sul, criado em 1874 e inaugurado em 1884,para abrigar os alienados e insanos. Antes de serem levados para o manicômio estes desventurados eram recolhidos pela Santa Casa ou levados para a cadeia. Como causavam grandes transtornos a Santa Casa, ou nas cadeias estes alienados tinham que conviver com criminosos, houve umanecessidade de criar um espaço somente para eles.
Surgiu então a idéia de construírem um espaço onde recebessem tratamento terapêutico de reabilitação mental isoladamente; escolheram um local afastado do centro da cidade e que houvesse espaço suficiente para o conforto de todos. O local teria seis pavilhões ,mas na inauguração apenas um estava pronto. Foi inaugurado com 41 pacientes, sendo 16vindos da cadeia e os outros da Santa Casa, em 29 de junho de 1884, domingo, as 13 horas, foi inaugurado o Hospício São Pedro pela Mesa Administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sendo liberado para visitação a partir das 15 horas. O evento foi comemorado com ostentação na presença de autoridades civis, religiosas e militares, dos benfeitores do asilo de alienados,dos notáveis e daimprensa da capital. Durante a solenidade o presidente Albuquerque Barros nomeou o ex-provedor José Antônio Coelho Júnior “Grande Protetor do Hospício”. Sendo indicado o médico Carlos Lisboa para responder pela direção do serviço sanitário da instituição manicomial. O Hospital Psiquiátrico São Pedro ainda é lembrança viva dos tempos em que se encarceravam a loucura, chegando a abrigar 5 milpessoas.
O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a ter uma lei de reforma psiquiátrica, em 1992 o Estado determinava a lei nº 9.715, a proteção a portadores de transtornos psíquicos e a substituição progressiva dos leitos nos hospitais psiquiátricos do antigo modelo.
Atualmente o Hospital ainda tem cerca de 500 pacientes sendo que mais de 200 vivem no modelo asilar. A maior parteé de mulheres que estão a mais de 10 anos na instituição, o restante recebe tratamento de urgência e emergência e ficam hospitalizados por curtos períodos. A maioria busca atendimento por uso de drogas, principalmente o craque. A maior parte dos moradores precisam de ajuda para comer e fazer a higiene pessoal. Alem de distúrbio mental grave, 90% tem doença clinica e 20% são cegos. A maioria tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço Social e Saúde Mental
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental
  • Serviço social e saude mental
  • serviço social e saúde mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!