Serviço social na contemporaneidade

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
METODOLOGIA
Nesta pesquisa, utilizaremos como método a pesquisa qualitativa através da observação participante, pois vamos nos integrar com o objeto de estudo. o papel do Assistente Social na área da saúde mental. A observação foi registrada através de diários de Campo, gravador para gravar entrevistas e fotografias. Buscaremos também algumas fontes de pesquisa para fazer comparações e, assim,melhor desenvolver a pesquisa de campo.
O diário de campo foi essencial para o desenvolvimento de nossa pesquisa, pois nele estão ordenadas nossas experiências, e como cita BOSCO PINTO, “O diário de campo facilita criar o hábito de observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre acontecimentos de um dia de trabalho” (In: Almeida e Azevedo, 2005).
A entrevista será realizada com oprofissional do Serviço Social da instituição do CAPS II, que está localizada na Rua José Francisco Vasconcelos Júnior nº 529, Bairro planalto, Tianguá – CE. A observação se realizará nos dias 21/05/2012 e 23/05/2012, segunda e terça-feira, respectivamente. Com um período de três horas diárias.





















APRESENTAÇÃO
Este trabalho abordará a instituição do CAPs(Centro de Atenção Psicossocial) e o papel que o Assistente Social dentro desta instituição. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) foram criados no Brasil a partir de 1987, tendo um papel estratégico na substituição do modelo manicomial na Saúde Mental. Como locais abertos, não mais caracterizados como depósitos de seres humanos, os CAPS livres para a circulação dos usuários e seusfamiliares, de preferência localizados próximos às residências de seus usuários, ou seja, ser um serviço territorializado, ligado à comunidade, oferecendo um serviço integral e multiprofissional.
O CAPS II de Tianguá (Centro de atenção psicossocial) foi criado em 2009 com o objetivo de acolher os pacientes de transtorno mentais, assim como os seus familiares. Pessoas que apresentam transtorno mentalmoderado ou grave e que necessitam de acompanhamento multiprofissional (Atendimento médico clínico, médico psiquiatra, enfermeiro, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, farmacêutico, Assistente social e psicólogo).
O Assistente Social tem







OBJETIVO GERAL
Abordar o papel do Assistente Social na instituição do CAPs
• Conhecer o trabalho do assistente social dentro da instituiçãodo CAPS.
• Compreender as suas principais atividades desenvolvidas dentro do campo de trabalho, o seu perfil de usuários, seu fluxo de atendimento, sua rotina de trabalho;
• Perceber quais as dificuldades do profissional comumente no seu espaço profissional.


























CAMPO DE OBSERVAÇÃO
Analisar a profissão e os desafios do projeto profissionalna esfera estatal supõe apreendê-los na dinâmica sócio-histórica, que configura o campo em que se desenvolve o exercício profissional e problematizar as respostas profissionais – teóricas, técnicas e éticas-políticas – que traduzem a sistematização de conhecimentos e saberes acumulados frente às demandas sociais dirigidas ao Serviço Social. Para enfrentar essa complexa tarefa, vamos pontuar emlargos traços algumas das premissas que orientam a análise do Serviço Social inserido na dinâmica da vida social, no âmbito das relações tensas e contraditórias entre o Estado e a sociedade, que colocam limites e abrem possibilidades para o exercício profissional, como resultado do trabalho individual e coletivo dos seus profissionais.
Ao observar o cotidiano da assistente social na instituição(CAPS – Centro de Atenção Psicossocial), Percebemos que sua rotina de trabalho é de segunda a quinta-feira, onde de segunda a quarta-feira a Assistente Social faz atendimento agenda pela instituição, nas quintas-feiras ela faz as visitas domiciliares. Dentro da nossa observação, percebemos que o assistente social, precisa estar preparado teoricamente e emocionalmente para enfrentar os desafios que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na contemporaneidade
  • Serviço Social na Contemporaneidade
  • O serviço social na contemporaneidade
  • Resenha de o serviço social na contemporaneidade
  • Serviço social na contemporaneidade
  • serviço social na contemporaneidade
  • servico social na contemporaneidade
  • serviço social na contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!