Serviço social na america latina

Páginas: 16 (3756 palavras) Publicado: 6 de junho de 2012
Transformações no estado capitalista:
refletindo e refratando transformações na questão social
Andréa Valente Heidrich*
Resumo – Neste artigo, pretende-se fazer uma revisão na literatura do Serviço Social relativamente à questão social. Busca-se, ainda, retratar o debate corrente sobre a existência de uma “nova questão social”, derivada das transformações pelas quais a sociedade capitalistavem atravessando desde os anos de 1970. Procura-se demonstrar que, em que pese estas transformações, a gênese da questão social continua sendo a mesma: a contradição inerente ao sistema capitalista e a exploração de uma classe social sobre a outra.
Palavras-chave – Questão social. Estado capitalista. Novas configurações da questão social.
Abstract – This article makes a literature review of SocialWork about the social question. It refers to the current discussion about the existence of a “new social question”, originated by changes through what the capitalist society is crossed out, since the last thirty years. The text aims demonstrate that besides theses changes, the origin of social question is still the same: the inherent contradiction of the capitalist system and the exploitation ofon class over the other.
Key words – Social question. Capitalist state. News configurations of social question.
Introdução
A “questão social” é um conceito cotidiano nos debates e produções acadêmicas do Serviço Social. É comum encontrar em artigos, teses e/ou qualquer outro tipo de produção ou forma de expressão dos assistentes sociais, referências às “expressões da questão social”,“enfrentamento da questão social”, “agravamento da questão social”, entre outras. Isso não se dá por acaso, visto que, é hegemônica na atualidade, nos debates acerca da profissão, a concepção que considera a questão social como a matéria-prima do trabalho do Assistente Social (Iamamoto, 1999; Netto, 2001).
Para desvendar o conceito de questão social, discutiremos um pouco sobre o tema na literatura doServiço Social. Diante das inúmeras transformações pelas quais vem passando a sociedade capitalista desde os anos de 1970, há autores que começam a indicar a existência de uma “nova questão social”. Outros reafirmam que a questão continua a mesma, porém
* Assistente Social. Professora da Escola de Serviço Social da UCPEL. Mestre em Sociologia, Doutoranda em Serviço Social pela PUC/RS. E-mail:heidrich_andrea@hotmail.com.
Revista Virtual Textos & Contextos, nº 5, nov. 2006
Textos & Contextos
Revista Virtual Textos & Contextos. Nº 5, ano V, nov. 2006
2
reconfigurada. Assim, este artigo apresentará uma revisão sobre a questão social e tentará retratar este debate. A seguir, iremos percorrer a trajetória de transformações pelas quais passou o Estado Capitalista no que se refere à sua relaçãocom o mercado e com a sociedade e à sua forma de tratar a questão social. Parte-se da premissa de que existe uma interdependência entre as transformações do Estado capitalista e a questão social, ou seja, que ao mesmo tempo em que a questão social colaborou de forma decisiva nas transformações do Estado capitalista, estas transformações também influenciaram as formas através das quais a questãosocial se configurou e expressou ao longo do desenvolvimento da sociedade.
1 A questão social – revisitando o conceito
A expressão “questão social” surgiu na Europa Ocidental, na terceira metade do século XIX, para designar o fenômeno do pauperismo. Netto (2001) afirma que, pela primeira vez, a pobreza crescia na proporção em que aumentava a capacidade produtiva do capitalismo. Os pobres passavam aprotestar e a se constituir como uma real ameaça às instituições sociais existentes. Nesse período, a pobreza passou a se constituir como um problema.1 Pela primeira vez, a naturalização da miséria foi politicamente contestada (Pereira, 2004) e o processo de urbanização, somado com a industrialização, culminou na combinação dos seguintes determinantes indissociáveis: (a) o empobrecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na américa latina
  • Serviço social na america latina
  • Serviço Social na América Latina
  • Serviço social na américa latina
  • Serviço Social na América Latina
  • Serviço Social na America Latina
  • Serviço social america latina
  • O serviço social na america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!