Serviço Social na América Latina

Páginas: 5 (1158 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2014

O Serviço social na América Latina
Introdução
O Serviço Social na América Latina surgiu na década de 30, em todo continente latino americano, destacando por crescimento de novas classes sociais ( burguesia e proletariado), pelas relações de produção, sustentada pela exploração da força de trabalho, sendo esses assalariados, pela dinamização da industrialização e pela crescente entrada decapitais norte-americano.
Os trabalhadores começam a se organizar e ganhar força, desvendando as consequências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade. O Estado passa assumir então funções de ordem político-econômica e sociais, o que impunha a construção de uma nova estrutura, física, administrativa e humana. Para lidar com o movimento popular e dostrabalhadores o Estado passa a intervir na formação e na manutenção da classe trabalhadora e coerente com a postura adotada, na utilização de repressão e concessão a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das lutas dos trabalhadores desde os primórdios do processo de industrialização. Apesar de medidas destinadas asclasses populares e trabalhadores, toda a ação do Estado protegia os interesses burguês como: construção de portos para o escoamento da produção, barateamento de energia, urbanização de locais selecionados, etc. Nas primeiras décadas do século XX era a exploração do cobre, que abriu o mercado de trabalho para a população chilena, cuja extração estava sob o monopólio de empresas norte-americanas. Valelembrar que algumas ferrovias, era indispensável para o escoamento de minério, que era propriedade de ingleses. Com a expansão do capitalismo no Chile como em outros países da América Latina, vem acompanhada de suas consequências como: miséria, desemprego, crescimento urbano desordenado, migrações de trabalhadores rurais, epidemias entre outros problemas sociais. Sendo assim este contextohistórico é muito parecido com o Europeu; condições necessárias para o surgimento e a legitimação de novos agentes sociais ou profissionais para trabalharem este novo fenômeno social, entre eles surge o assistente social.

O Serviço Social na sociedade capitalista; “o debate entre perspectivas conservador e histórico critica”
Introdução
No inicio do capitalismo a Europa era o exemplo e o ideal aser alcançado, tanto em organização da sociedade como na construção de novas ideias e valores. Dessa forma, a influencia europeia, nas origens do Serviço Social é explicada por essa relação de subordinação dos países latino americano ao continente europeu.
A principio o Serviço Social tem uma marca profunda do capitalismo e de um conjunto de variáveis, alienação, contradições e antagonismo, quebuscou afirmar-se historicamente como uma pratica humanitária onde “o Estado regia, a Igreja protegia como uma mística ilusão de servir” ( Martenelli). .O Serviço Social era visto de duas perspectiva Filantropia, em um processo caritativo, onde a Igreja e as senhoras ricas tinha a frente de suas ações. A histórico – critica, onde o Serviço Social não era apenas uma forma de exercer a caridade,mas uma maneira de intervir na vida dos trabalhadores de uma forma cientifica e tecnológica. Com a ascensão do capitalismo, foi muito importante, onde o serviço Social tivesse um olhar critico mediante a tantos problemas sociais. Mas mesmo assim o Estado e a Igreja tinha o poder da situação mediando entre capital e trabalho, para abafar movimentos de lutas, repressões. Sempre também com interessespróprios, visando lucratividade. O capitalismo foi um desvio de aguas na historia da sociedade e das relações entre os homens, na metade do século XIX que começa a penetrar mais fundo no contexto social. As primeiras alterações legislativa do inicio do século XIX eram medidas de proteção ao capital e aos seus possuidores. Nesta fase houve movimentos dos trabalhadores por conta da expansão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na américa latina
  • Serviço social na america latina
  • Serviço social na américa latina
  • Serviço Social na América Latina
  • Serviço Social na America Latina
  • Serviço social america latina
  • O serviço social na america latina
  • Serviço social na america latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!