Serviço social fundamentos

Páginas: 15 (3526 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Introdução:
Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo da evolução histórica das políticas sociais, tomando como referência, como ponto de partida, Tudo o que se refere à educação, saúde, previdência, habitação, saneamento, etc diz respeito às políticas sociais que exigem grande esforço de análise. Para a autora o importante é ressaltar a diferenciação entre Estado e governo, no qual épossível se considerar Estado como o conjunto de instituições permanentes, como órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que possibilitam a ação do governo. A Constituição Federal Brasileira de 1988 que representou a afirmação dos direitos sociais no país. Esse processo de construção dos direitos sociais conduziu a regulamentação de artigos da Constituição de 1988, originando assim leisorgânicas como o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei Orgânica da Assistência Social LOAS, Sistema Único de Saúde SUS, dentre outras, originando lutas por novos direitos, movimentos sociais de mulheres, negros, índios, portadores de deficiência, expressão Estada Democrático de Direito na Constituição de 1988, o constituinte se orientou por uma visão menos individualista de Estado, provocandomaior participação dos componentes individuais, em uma perspectiva ascendente de baixo para cima Vários mecanismos processuais são instituídos no sentido de buscar dar eficácia a seus princípios e essa tarefa é responsabilidade de uma cidadania juridicamente participativa que depende, é verdade, da atuação do Poder Judiciário, mas, sobretudo, do nível de pressão e mobilização política que, sobreeles, se fizer, Começarei pela definição dos vários conceitos para segui-la, passar ao desenvolvimento do tema.
Distinção Entre Estado E Governo, E Definição De Políticas Públicas

De acordo com Eloísa de Mattos Hofling em seu texto “Estado e Políticas Sociais”, a análise e avaliação de políticas implementadas por um governo são fatores de diferentes natureza e determinação.
Tudo o que serefere à educação, saúde, previdência, habitação, saneamento, etc diz respeito às políticas sociais que exigem grande esforço de análise. para a autora o importante é ressaltar a diferenciação entre Estado e governo, no qual é possível se considerar Estado como o conjunto de instituições permanentes, como órgãos legislativos, tribunais, exército e outras que possibilitam a ação do governo.
E Governoé o conjunto de programas e projetos políticos, técnicos, organismos da sociedade civil e outros e que propõe para a sociedade como um todo, configurando-se a orientação política de um determinado governo que assume e desempenha as funções de Estado por um determinado período.
Para Gobert, políticas públicas são entendidas como o “Estado em ação”, é o Estado implantando um projeto de governo,através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade.
As políticas públicas são responsabilidade do Estado, quanto à implementação e manutenção a partir de um processo de tomada de decisões que envolvem órgãos públicos e diferentes organismos e agentes da sociedade relacionados à política implementada.
E políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão deproteção social implementada pelo Estado, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.
As políticas sociais e a educação são formas de interferência do Estado, visando à manutenção das relações sociais de determinada formação social. A autora focaliza em seu texto dois autores que se inscrevem natradição marxista e neoliberal: Claus Offe e Milton Friedman.
Para o autor, o Estado atua como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto, e são especificamente a serviço dos interesses do capital, a despeito de reconhecer a dominação deste nas relações de classe.
O Estado capitalista moderno cuidaria não só de qualificar permanentemente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos do serviço social
  • Fundamentos Metodologica do Serviço Social
  • fundamentos filosoficos do serviço social
  • Fundamentos do serviço social
  • FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
  • Fundamentos do serviço social
  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade
  • Fundamento historicos serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!