Serviço social em tempo de capital fetiche

Páginas: 17 (4039 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

NEIDIRAN DE ALMEIDA LOURENÇO













ESTUDO DA REALIDADE CULTURAL, ESTRUTURAL E ASSISTENCIAL DA COMUNIDADE CANAFISTULA.



















Arapiraca
2011


NEIDIRAN DE ALMEIDA LOURENÇO















ESTUDO DA REALIDADE CULTURAL, ESTRUTURAL E ASSISTENCIAL DA COMUNIDADECANAFISTULA.







Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.















Arapiraca
2011




Introdução



O estudo da realidade territorial for realizado na comunidade de canafistula. Localizada na periferia do município de Arapiraca, no agreste alagoano e com atualmente12 mil habitantes.
O bairro foi formado por agricultores oriundos dos municípios de Anadia, Palmeira dos Índios e Feira Grande. Com uma forte tradição religiosa e fortes expressões culturais, baseadas em danças folclóricas. Expressões que se perpetuarão até os dias de hoje.
Atualmente a comunidade tem como base economia a agricultura, subempregos e programas do governo.O número de desempregados é alarmante, grande parte das famílias que residem na comunidade estão abaixo da linha da pobreza.
O bairro sofre com a violência e o crescente numero de usuários de drogas.
Há implantado na comunidade algumas instituições que buscam combater essas problemáticas sociais, são elas: uma unidade de saúde em pleno funcionamento, um cras, escolas deensino (infantil,fundamental e médio), uma associação de moradores atuante e também a parceria da igreja católica que desenvolve um importante trabalho social.














Estudo por realidade cultural, estrutural e assistencial da comunidade Canafistula.



A comunidade Canafistula tem o nome de uma árvore da família das acácias, que existia em grande quantidadena localidade. A comunidade está localizada na periferia do município de Arapiraca, Estado de Alagoas. Sendo um bairro tradicional seus primeiros habitantes, são oriundos das cidades de Anadia, Feira Grande e Palmeira dos Índios.
Hoje o bairro tem aproximadamente 12 mil habitantes, que sobrevivem da agricultura, outros de subempregados e dos benefícios do governo, a grande maioriavive abaixo da linha da pobreza.
No que se refere à Cultura, o “Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fonte da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais [devendo ainda proteger] as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes doprocesso civilizatório nacional” (BRASIL, 1988).
As opções de lazer são, embasadas na cultura popular. O pastoril, o reisado, a quadrilha junina (premiada em vários concursos do nordeste), a dança de fita e o coco de roda. Todo esse arsenal cultural, atualmente é apoiado pela Associação dos moradores e Amigos da comunidade Canafistula. A comunidade conta ainda com opções de lazer depunho privado são eles: clube Fazenda, Park Divina Luz e o Bar do Caldinho.
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26 de 2000) (BRASIL, 1988).
Cerca de80% do bairro possui saneamento básico, 60% das ruas são pavimentadas, 90% das moradias são de alvenaria e possuem relógio próprio de energia, fornecimento de água da rede publica e também através de poços, o bairro tem a coleta publica de lixo, feita de forma regular, por meio da prefeitura.
Não há na comunidade posto policial, a segurança é feita por meio de rondas e também de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Servico social em tempos de capital fetiche
  • Resumo
  • SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE – ENSINO UNIVERSITÁRIO E A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!