Serviço social em tempo de capital fetiche

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE
Resenha do livro: IAMAMOTO,Marilda Vilela : Serviço social em tempo de capital fetiche : Capital financeiro e questão social, trabalho e questão social /Marilda Villela Iamamoto – 3 ed. – São Paulo : Cortez 2008.

Marilda Iamamoto foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal deJuiz de Fora (1971), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora Titular(aposentada) da Escola de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando noPrograma de Pós-graduação em Serviço Social. Selecionada para o Programa Produtividade em Ciência (FAPERJ/UERJ), coordenadora do Programa de Estudos e Pesquisas Pensamento social e realidadebrasileira na América Latina e do Centro de Estudos Octávio Ianni. Ex-coordenadora Adjunta da CAPES para a área de Serviço Social (triênio 2008-2010). Tem experiência na área de Serviço Social e SociologiaRural com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, história do serviço social, serviço social na divisão do trabalho, formação profissional e ensino superior.Autora de livros com várias edições e artigos em revistas nacionais e internacionais.

A partir do texto fica claro que a reprodução das relações sociais apresenta os fundamentos da questão socialno modo de produção capitalista, ao analisar a população sobrante resultante desse regime de produção capitalista, onde para que haja uma supermassa de trabalhadores disponíveis não é necessário umcrescimento da população em si, sendo este um resultado das forças produtivas de trabalho. Desse forma é gerado um excedente populacional, onde uma parte dessa população não se insere no mercado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Serviço social em tempo de capital fetiche
  • Servico social em tempos de capital fetiche
  • Resumo
  • SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE – ENSINO UNIVERSITÁRIO E A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL
  • Fichamento do livro Serviço Social em tempo de capital fetiche. Marilda Villela Iamamoto.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!