Serviço Social: Direitos Sociais E Competências Profissionais

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE














Serviço Social: Direitos Sociais E Competências Profissionais.










RECIFE
AGOSTO/2013








Serviço Social: Direitos Sociais E Competências Profissionais






Questionário apresentado a Faculdade Estácio do Recife do 4º B - para obtenção de nota, na disciplina: Fundamentos Históricos ETeórico-Metodológicos Do Serviço Social.
Orientadora: Profª. Elisângela











RECIFE
AGOSTO/2013
Questionário

Qual A Importância Da Perspectiva Histórico Par O Saber Profissional
Neste texto a questão está no fundamento histórico e teórico metodológico do Serviço Social, parte do pressuposto de que a profissão e o conhecimentoque a iluminam, se explicam no movimento histórico da sociedade. Essas relações que constituem a sociabilidade humana implicam ambitos diferenciados que envolvem a sociedade, o político, o econômico, o cultural, o religioso, as questões de gênero, a idade, a etnia etc.
Pois exige o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes do conhecimento social, do complexomovimento histórico da sociedade capitalista brasileira e do processo pelo qual o Serviço Social incorpora e elabora análises sobre a realidade em que insere e explica sua própria intervenção, fundada no acervo intelectual que se constitui a partir das principais matrizes do pensamento humano.
Na analise ainda sumária, do processo de incorporação pela profissão:
De ideias e conteúdos, doutrináriosdo pensamento social da igreja católica, em seu processo institucionalização do Brasil.
Das principais matrizes teóricas metodológicas acerca do conhecimento do serviço da sociedade burguesa.
É buscar compreender diferentes posicionamentos, lógicos e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do Serviço Social em sua trajetória e que persistem até os dias atuais com novasarticulações, expressões e redimensionamentos.
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente serviço social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco – belga de ação social e no pensamento de São Tomas de Aquino (século XII) o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do Séc. XIX) do pensamento tomista por Jacques Maritain na frança e pelo Cardeal Mercier naBélgica tendo em vista aplica- ló as necessidade de nosso tempo.

Com tudo isso é importante aprender sempre mais, sobre o serviço social, na relação com a igreja católica que o serviço social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos políticos/sociais orientando-se por posicionamento de cunho humanista conservador contrário aos ideários da igreja católica face á questãosocial no que se refere à doutrina social da igreja merece destaque nesse contexto ás encíclico “Rerum novarum” do Papa Leão XIII de 1891. O conservadorismo católico, que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro começa, especialmente nos anos 40, a ser tecnificado ao entra em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas do trabalho permeadas pelo caráterconservador da teoria social positivista.
A reorientação da profissão, para atender as novas do desenvolvimento capitalista, exige a qualificação e sistematização de seu espaço sócio- ocupacional tendo em vista atender ás requisições de um Estado que começa a implementar política no campo social. Onde o autor expressa, a legitimação do profissional, em seu assalariamento e ocupação de um espaço nadivisão sócio técnico do trabalho, vai colocar o emergente serviço social brasileiro frente á matrizes positivista, na perspectiva de ampliar seus referenciais técnicos para a profissão. Denomina de “arranjo teórico doutrinário”. O método positivista trabalha com as relações aparentes dos fatos. O questionamento a este referencial tem início nas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social: direitos sociais e competencias profissionais
  • Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais/Fundamentos Éticos do Serviço Social
  • SERVIÇO SOCIAL E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
  • SERVIÇO SOCIAL COMPETENCIAS pROFISSIONAIS
  • Resumo: serviço social: direitos e competências profissionais
  • Fichamento de texto: Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais.
  • Serviço social: direitos sociais e competências profissionais
  • COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!