Serviço Social: Desafios e Possibilidades como Profissão

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
Serviço Social: Desafios e Possibilidades como Profissão

O Assistente social se insere em uma realidade complexa e contraditória, o profissional tem que ter clareza dos seus direitos e deveres,pois cabe a ele garantir práticas junto a população usuária, capaz de desenvolver propostas de trabalhos criativos e inovadores, para concretizar direitos sociais da população usuária.

O projetoético-politico é o que indica a direção de uma sociedade ou uma categoria constrói para concretizar o que idealizou, o que sonhou e sonha. O nosso projeto foi construído em meatos da década de 70 em umprocesso redemocratização de nossa sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional muito presente ainda no Serviço Social. O projeto significa um estudo, ideia ou projeto de uma proposta aser realizada, que surge como resposta a problemas de natureza diversas.

O Serviço Social é regulamentado como uma profissão liberal, pois o assistente social vende a sua força de trabalhoespecializada aos empregadores, sendo assim, um trabalhador assalariado. coloca que essa situação faz com que o trabalho do assistente social seja apropriado por outro e com isso o profissional não tem plenaautonomia. Muitas vezes os empregadores determinam as necessidades sociais que o trabalho do assistente social deve responder. Cabe a estes profissionais , traçar uma intervenção profissional queatenda prioritariamente aos interesses da população usuária os atendimentos feitos pelo assistente social são influenciados por questões que podem muitas vezes ser banalizadas pelo cotidiano, não sendofoco de reflexão pelo profissional. Contudo, os profissionais vêm se dedicando cada vez mais à investigação social.

Precisamos de maior reconhecimento da sociedade em nossa atividade profissional,pois ainda estamos associados há caridade, voluntariado. Mais conseguimos avanços em nossa profissão como a lei Orgânica do Assistente Social - LOAS 1993 - a partir desta surge as Politicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serviço social e profissão
  • Serviço social: um profissão contemporânea
  • Profissão: Serviço Social
  • ÉTICA NA PROFISSAO DE SERVIÇO SOCIAL
  • serviço social evoluçao da profissao
  • A profissão do serviço social
  • Serviço Social como profissão
  • A Profissao De Servico Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!