SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
CURSO:
DISCIPLINA:
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO


ACADÊMICOS: SERVIÇO SOCIAL
RA: EMAIL:
ANA C. MINZÃO 432291 anaclaudiaminzão@gmail.com
LEILA T. AVOZANI 432294 leilaavozani@hotmail.com
LUCIANA P.MORENA 433402 luciana2208@gmail.com
MARIA K. A. GONÇALVES 432295 kellis_araujo@hotmail.com
ROSANGELA GOMES 433403 rosangelagomesigt@hotmail.com


DESAFIO:
SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
PROFESSOR (EAD): EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
PROFESSOR PRESENCIAL:CRISLAYNE GIOVANA MARTINS

CIDADE: IGUATEMI/MS
DATA: 12/06/2013






















































O Serviço social no Brasil surgiu na década de 30, no início custeado pela igreja católica como símbolo de caridade, geralmente simbolizada pelas( mocinhas boazinhas).
Com o crescimento da industrialização e das populações emgrande parte migrando da zona rural para as áreas urbanas, surgiu a necessidade de controlar a massa proletariado.
De acordo com Maciel, Tepedino e Campelo (2001), durante o período da ditadura do Estado Novo foram criadas várias instituições de assistência social no Brasil, das quais se destacam as seguintes:
a) Conselho Nacional de Serviço Social (1938): com o objetivo de centralizar eorganizar as obras assistenciais públicas e privadas;
b) Legião Brasileira de Assistência- LBA (1942): com o objetivo de prover as necessidades das famílias, cujos chefes haviam sido mobilizados para a II Guerra Mundial.
C) Fundação Leão XIII: criada em 1946 pelo governo federal a partir do objetivo de atuar especificamente juntos aos moradores das favelas, provem da articulação entre Estado ea hierarquia Católicas.
Conforme a nossa abordagem anterior referente às origens da Fundação
Leão XIII, verificamos de forma explicita seu objetivo de educar e disciplinar os
moradores dos morros e favelas e como esse propósito influenciou na atuação das
Assistentes Sociais da Fundação Leão XIII.
D) SESI ( Serviço Social da Industria): criado em 1946, no pós guerra visando a atuar nobem-estar do trabalhador da indústria.
Haja vista a Primeira Conferencia Nacional de Assistência Social acontecera em 1995, com participação da sociedade e neste movimento a Politica de Assistência ganha seus primeiros contornos como direito e não como favor.
É importante nos referenciar ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conforme sua proposta de executar a Lei Orgânica da AssistênciaSocial (LOAS), efetivando deste modo a Assistência social enquanto política pública e direito social e sem contrapartida.
A partir de seus preceitos, o SUAS (BRASIL, 2004) propõe a inclusão e a equidade dos sujeitos progressivamente vulneraveis, dos quais não serão consideradas somente as necessidades, como também suas capacidades, buscando fazer oposição a práticas seletivistas eindividualistas, pois será no âmbito familiar onde serão executadas as ações assistenciais.
Assim o SUAS se constitui em um relevante mecanismo na luta da ampliação dos canais de participação da sociedade, se opondo a ideologia neoliberal e possibilitando ao Assistente Social uma intervenção mais qualificada junto à sociedade civil.

SEGUNDO O FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN:
Retratou comcriatividade a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros Tempos Modernos é um clássico da comédia e do cinema mudo. Charles Chaplin tempos da Revolução Industrial. A invenção da máquina a vapor desencadeou uma revolução tecnológica, mas também modificou hábitos, costumes e valores humanos.
Filmado em preto e branco, o filme de 1936, retrata o vagabundo que sofre as imposições do patrão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social contemporâneo
  • O SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
  • Serviço social contemporâneo
  • Atps de serviço social contemporaneo
  • ATPs serviço social contemporaneo
  • Servico Social Contemporaneo
  • Serviço social contemporaneo
  • SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!