Serviço social contemporâneo

Páginas: 13 (3229 palavras) Publicado: 13 de junho de 2013
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
POLO COTIA/SP

ANA PEREIRA SANTOS – RA 432431
ANDRÉA FERNANDES LEITE – RA 428199
ERICA MITIKO C. TUTIDA – RA 428202
MARIA CÉLIA DOMINGUES – RA 421014
RENATA APARECIDA REIS – RA 419709
ROBERTA DE FREITAS S. LEMOS – RA 417993ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Disciplina: Serviço Social Contemporâneo

Atividade Prática Supervisionada elaborada para fins de avaliação da Disciplina Serviço Sociais Contemporâneos, sob orientação do Professor Tutor á Distância, Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia e Professor Tutor Presencial, Tutora Edaildes Aparecida Rocha.

Cotia – SP
Jun/2013
NoBrasil, o Serviço Social nasceu em meados da década de 30, juntamente com o processo de urbanização e industrialização. Naquela época a profissão estava encarregada de conter as insatisfações populares e frear o comunismo, o serviço social não possuía noções criticas e sim características centralizadas na política do assistencialismo. Esse caráter controlador vigorou até a década de 70, quando,juntamente com a luta contra a ditadura e com a luta por melhores condições de trabalho, o Serviço Social vai abandonando o conservadorismo e a forte influência social da igreja católica e assumindo um papel democrático comprometendo-se com o acesso aos direitos civis, políticos e sociais.
Em 1947, foi elaborado o primeiro código de ética da Assistente Social pela Associação Brasileira deAssistentes Sociais (ABAS), aprovado em 1948. Dizia o código de ética “moral ou ética pode ser considerado como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal”.
Em 1953 o ensino do Serviço Social passa a ser reconhecido e a profissão regulamentada em 15 de maio de 1962 pelo decreto 994, onde em seu 6º artigo, fica determinado que a disciplina e fiscalização doexercício profissional caberá ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), hoje denominados como CFESS e CRESS. Assim iniciaram-se uma grande luta e já no I Encontro Nacional CFESS e CRESS, foi colocado em pauta a discussão acerca da normatização do exercício profissional e a revisão da Lei de regulamentação, reformulando assim, o códigode ética, em 1965, e sua aprovação pelo CFAS, à prática passa a ter caráter legal, o que provoca uma mudança no perfil do Assistente Social e mesmo havendo posições adversas é influenciado tanto pelo neotomismo quanto pelo funcionalismo (BONETTI – 2005). Após dez anos, em 1975 o código de ética sofre uma nova reformulação, com a aprovação do novo código de ética, que veio reafirmar oconservadorismo tradicional ao fundamentar-se no personalismo e na defesa, reafirmando a posição acrítica em face da ação disciplinadora do Estado.
Durante o período da ditadura militar (1964-1985), a profissão passou por uma fase de grandes questionamentos acerca do modo de fazer e de pensar a intervenção, um período marcado pela “Reconceituação do Serviço Social”, um movimento que buscava a renovação daprofissão, visando romper com sua forma tradicional e esta ruptura com o conservadorismo, provocou um redirecionamento também das entidades representativas da categoria.
A partir dos anos de 1980 a profissão sofreu um processo de redefinição profissional, tornando-se marco para a categoria de Assistentes Sociais, em que se passa a questionar o tratamento dispensando ao significado social daprofissão, enquanto especialização do trabalho coletivo, inserido na divisão e técnica do trabalho. Ainda na década de 80, mais precisamente em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, que foi garantido a universalidade da cobertura e do atendimento, assume-se claramente no Código de Ética Profissional, aprovado em 1986, a idéia de “compromisso com a classe trabalhadora”. O Código traz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social contemporâneo
  • O SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
  • SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
  • Atps de serviço social contemporaneo
  • ATPs serviço social contemporaneo
  • Servico Social Contemporaneo
  • Serviço social contemporaneo
  • SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!