Serviço social como mediador entre escola e sociedade: o papel do assistente social na educação.

Páginas: 19 (4526 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO.

Rosangela Maria dos Santos Rigo

RESUMO

Este artigo objetiva discutir o serviço social como mediador entre escola e sociedade, nomeadamente no papel o do assistente social representa na educação epode ser compreendido como um momento de síntese e posterior análise, para algumas reflexões realizadas no percurso da vida profissional do pesquisador acerca do serviço social. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da experiência profissional adquirida, ao longo de sua carreira profissional. A importância social da pesquisa repousa na possibilidade de indicar nova interpretação sobre oimpacto do papel do assistente social na educação em um ambiente educacional. Assim, o tema a ser pesquisado reveste-se de importância em razão do momento em que vive o processo ensino - aprendizagem, onde há uma demanda crescente em busca de maior eficiência organizacional.

Palavras-chave: Serviço Social, Educação, Assistente Social.

ABSTRACT

This article had for objective to discuss thesocial service as mediator between school and society, namely in the paper the one of the social worker acts in the education and it can be understood as a moment of synthesis and subsequent analysis, for some reflections accomplished in the course of the researcher's professional life concerning the social service. The interest for the theme appeared due to the acquired professional experience,along his/her professional career. The social importance of the research rests in the possibility of indicating new interpretation on the impact of the social worker's paper in the education in an education atmosphere. Like this, the theme to be researched is covered of importance in reason of the moment in that he/she lives the process teaching - learning, where there is a growing demand in searchof larger organizational efficiency.

Key words: Social service, Education, Social worker.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo pretende discutir o processo de inserção do Serviço Social na Educação. O serviço social tem na sua base de especialização, a questão social, onde esta é expressa pelas inúmeras desigualdades sociais da sociedade capitalista, na qual o trabalho é coletivo, mas osresultados deste são privados, sendo que o assistente social irá trabalhar junto as questões das mais diversas áreas da vida quotidiana., já que se for demonstrada a desigualdade, indicará o desenvolvimento da rebeldia.

De acordo com Yamamoto (2005), “(...)é nesta tensão entre produção de desigualdade e produção de rebeldia que trabalham os assistentes sociais, situado neste terreno movido porinteresses distintos(...)” sendo um desafio para o assistente dar conta de toda essa dinâmica, e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas questões.

O ambiente de atuação do Serviço Social, que está ligado ao objeto de trabalho do assistente, que é a questão social em suas novas bases de reprodução, podem sofrer uma transformação de acordo com as novas formas de acumulação do capital,apontando para estratégias taylorista e fordista de produção e consumo em massa.

O Estado contribui com o financiamento do capital e a reprodução das forças produtivas, onde esta passa a liberar rendas para o consumo, ocasionando dessa forma a implantação de serviços sociais para a reversão das crises cíclicas do capitalismo no pós-guerra, tornando possível, com este progresso do Estado, debem-estar-social.

2. A EDUCAÇÃO

Diversos teóricos e pesquisadores afirmam que o Serviço Social como profissão possui uma dimensão educativa que, perante as mudanças sociais, pode articular , operacionalizar e desenvolver um trabalho de interação em equipe, buscando estratégias ao propor e intervir, resgatando a visão de integralidade e coletividade humana e o real sentido da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO.
  • o papel do assistente social na educação
  • O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
  • O papel do Assistente Social junto a Sociedade
  • O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • o papel do assistente social junto a sociedade
  • O papel e as contribuiçoes do serviço social na educação
  • O papel e as contribuições do  serviço social na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!