Serviço social clínico

Páginas: 12 (2856 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
SERVIÇO SOCIAL CLÍNICO

JOSÉ MANOEL DE SOUZA RODRIGUES
(Trabalho acadêmico apresentado à Universidade do Tocantins em Abril de 2009)

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
O presente artigo contextualiza as práticas terapêuticas do assistente social desde a gênese da profissão. Os autores: Norma Emiliano, Vicente de Paula Faleiros, Sigmund Freud, Nichols & Schwartz, Sonia Seixas, M.L.C. Silva e E.M.Vasconcelos - fundamentaram teoricamente o trabalho, cujo conteúdo traz as influências e contribuições das ciências comportamentais, o momento da supressão do psicossocial da graduação brasileira, o não comprometimento dos Conselhos de profissão para com as práticas terapêuticas - o que dificulta para os profissionais brasileiros que necessitam do reconhecimento e, ainda comenta a formação clínica,bem como a pertinência dessas práticas para o Serviço Social. Finalizando, mostra que a atividade clínica não se trata de invasão de campos alheios, nem de modismo.
Palavras-chave: Serviço Social - Serviço Social Clínico - Assistente Social - Práticas terapêuticas.
INTRODUÇÃO
Na conjuntura mundial do Serviço Social, o Serviço Social Clínico caracteriza-se como uma especialização. Sãopráticas terapêuticas que o assistente social exerce desde a gênese da profissão, no final do século XIX, cujas influências vieram das diversas ciências do comportamento. A justificativa da escolha do Serviço Social Clínico para a realização deste trabalho, prendeu-se ao fato de ser uma atividade praticada sem limitações e de forma legítima em todo o mundo, mas que no Brasil, e isto foi a principalrazão motivadora para o presente estudo, os assistentes sociais clínicos trabalham à margem da legitimação e necessitam do aval do Conselho Federal de Serviço Social.
Destaca-se que o objetivo principal para a escrita do artigo, foi entender a pertinência das práticas terapêuticas para o Serviço Social, uma vez que os conselhos profissionais não estão comprometidos com a perspectivapsicossocial. Para tanto, foi necessário desmembrar o objetivo maior em ações específicas, onde mediante realização de uma pesquisa bibliográfica, conheceu-se as influências que a profissão recebeu das ciências comportamentais e ainda verificou-se o contexto em que a metodologia psicossocial foi suprimida da graduação brasileira em Serviço Social.
Para desenvolver o trabalho em destaque,inicialmente foi explicitado o entrelaçamento existente entre o Serviço Social Clínico e o Serviço Social, com detalhes das influências recebidas das diversas ciências do comportamento e mostrando que as práticas terapêuticas se confundem com a própria história do Serviço Social, sendo impossível uma dissociação. Foram abordadas discussões acerca do contexto em que a metodologia psicossocial, salvoexceções, como a psicologia social, foi suprimida das grades curriculares dos cursos de graduação no Brasil, passando a privilegiar exclusivamente a pespectiva sociológico-política, resultando em um recalcamento da subjetividade. Mesmo o Conselho Federal de Serviço Social sendo membro da Federação Internacional de Assistentes Sociais, a qual em sua definição mundial de Serviço Social, contempla aspráticas terapêuticas, tais atividades ainda não encontram-se legitimadas no Brasil, fazendo com que os profissionais se sintam injustiçados, pois possuem a prática e o conhecimento adquiridos autonomamente através de especializações, seja em psicanálise, em terapía de família ou outra abordagem psicoterápica, das quais se apropriam do instrumental técnico e vêm o país caminhar na contra mão doServiço Social Mundial, o que contribui para o alijamento desses profissionais dos concursos interprofissionais, apesar da crescente demanda na área da saúde mental. Ao final, concluiu-se que há a necessidade urgente do reconhecimento das práticas terapêuticas realizadas pelos assistentes sociais, por parte do Conselho Federal de Serviço Social.
DESENVOLVIMENTO
A profissão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O serviço social na era dos serviços.
  • Resenha o serviço social na era dos serviços
  • Serviço social
  • Servico social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social
  • Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!