Serviço social, autonomia e relações humanas

Páginas: 4 (988 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Com o sistema capitalista a necessidade de indivíduos autônomos tornou-se importante para a sociedade; Os problemas que vivenciamos no mundo de hoje nos faz buscar a reflexão sobre aautoconsciência, o crescimento do assistencialismo de dar pelo aperto que os cidadãos estão passando, enclausurados no comodismo precisam que alguém para trazê-los de volta colocá-los de frente com oproblema e avaliá-los na reflexão e entendimento da realidade. Despertando neles auto-confiança e maturidade.

























DESENVOLVIMENTO


ServiçoSocial e a sociedade em busca da autonomia

Em uma sociedade capitalista em que os seres humanos visam apenas o lucro, gerando assim auto nível de desigualdade social e pessoas acomodadas a realidade,com grandes índices de violência, fome e racismo entre as pessoas. O serviço social vem com a tarefa de desencadear nessas pessoas à auto-confiança, autenticidade e auto-conhecimento, buscar emseus usuários o poder de reflexão, fazendo revelar-se colaborando com os profissionais para realizar um bom trabalho.

O profissional por sua vez não pode usar a sua autonomia para impor seuspreceitos para com o usuario, no entanto fazer o individuo refletir e tomar suas próprias decisões, esclarecendo a esses as normas que deve-se seguir. No início do Serviço Social seguia a doutrina daIgreja Católica, fazia-se valer as origens e crenças na mesma, com o passar dos tempos, com a especialização do serviço social onde passou a ser uma profissão reconhecida e necessária, observou-se ainfluência da filosofia, sociologia entre outras.

O serviço social passou a mostrar para os usuários que eles possuíam o poder de escolher o seu caminho, mas que toda sociedade existe regras e leisas quais devem ser respeitadas. Enfatizando que o ser humano pode escolher entre o bem e o mal lembrando-os que toda ação exige uma reação, e que toda pessoa deve ter responsabilidade com seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAÇÕES HUMANAS E O SERVIÇO SOCIAL
  • As relaçoes humanas nas organizaçoes e o serviço social
  • Relaçoes sociais e serviço social
  • Relações sociais e serviço social
  • Serviço Social e Emancipação Humana
  • Resumo Relações Sociais Serviço Social
  • Relacoes sociais e servico social no brasil
  • Relações sociais e serviço social no brasil.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!