Serviço social as dificuldades e as conquistas nas lutas das pessoas com deficiencias buscando por melhores condições de vida

Páginas: 9 (2172 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Serviço Social
[pic]























































































SERVIÇO SOCIAL


AS DIFICULDADES E AS CONQUISTAS NAS LUTAS DAS PESSOAS COM DEFICIENCIAS BUSCANDO POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA


Ji-Paraná


SUMARIO

Introdução: 04
As Dificuldades E AsConquistas Nas Lutas Das Pessoas Com Deficiência Buscando Por Melhores Condições De Vida: 05
Conclusão: 10
Dados Levantados Na Pesquisa De Campo: 11
Referências: 13

INTRODUÇÃO
Ao longo da história casos de exclusão, de discriminação, marcaram e ainda marcam os grupos tidos como “diferentes” pela sociedade, por possuirem algum tipo de deficiência, esses grupos são submetidos àsmais diversas formas de divisão, desde serem tratados como impuros e até serem sacrificados por não serem desvendados, com o tempo houve avanço das ciências medicas e da tecnologia, fato que veio trazer novos conhecimentos para se entender as diferenças das pessoas com deficiência, e buscar meios para facilitar a vida dessas pessoas e tanto que hoje essas pessoas contam com o amparo da ONU(Organização das Nações Unidas) e da Constituição de 1988 que criou leis em defesa dos mesmos, trazendo junto os direitos de viver como pessoas normais, a sociedade passa a conhecer e a respeitar, mas infelizmente também existem ainda outros problemas que afetam as pessoas com deficiencia que ainda lutam muito para ter acessibilidade e a possibilidade de mostrarem que também podem ser bons seja notrabalho, no esporte ou em outras atividades que lhes favoreçam.

AS DIFICULDADES E AS CONQUISTAS NAS LUTAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA BUSCANDO POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA
O mundo capitalista da atualidade requer um trabalhador cada vez mais qualificado, o que causa o aumento das desigualdades sociais e a ampliação do desemprego, o que conseqüentemente gera disputas acirradas paragarantia de vagas no mercado de trabalho. Este cenário contemporâneo do mundo trabalho dificulta ainda mais a inserção da pessoa com deficiência no mesmo. Para isso, foram criadas garantias legais.
Atualmente com o amparo da ONU e da Constituição de 1988, as pessoas com deficiência conseguiram um avanço significativo no campo dos direitos sociais, no que diz respeito a seus direitos egarantias, foi uma grande conquista, apesar de que em algumas regiões ainda há muito que se desenvolver. Desde os tempos mais antigos, onde as pessoas com deficiência eram exploradas e discriminadas, até os primeiros avanços com o advento das ciências médicas, onde os deficientes passaram a ser estudados, deixando de serem considerados como casos de maldição ou castigo, houve muitas mortesinjustas, devido à falta de conhecimento o que levava essas pessoas a serem sacrificadas. As pessoas com deficiência eram consideradas como fracas, incapazes e lentas naturalmente seriam desvalorizados por suas limitações.
No mundo, as Instituições religiosas e de caráter filantrópico foram as primeiras a prestar serviços, com intenção de tratar e devolver estes indivíduos recuperados paraa sociedade. Essa concepção influenciou os meios acadêmicos e sociedade em geral, contudo a sociedade continuava a praticar a exclusão social da pessoa com deficiência e estabelecia padrões que os consideravam como incapazes de realizar qualquer atividade relacionada ao trabalho.
No Brasil, na década de 1980 ocorreram grandes transformações sociais, o avanço das políticas sociais noatendimento as pessoas portadoras de deficiência foi significativo. Foi nos anos 80, na "década perdida", que os brasileiros mais tomaram consciência das profundas desigualdades sociais que entre eles existiam.
De acordo com o Censo de 2000, 24,5 milhões de brasileiros (14,5% da população nacional) têm alguma deficiência, sendo: deficiência mental (11,5%); tetraplegia, paraplegia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIÇO SOCIAL: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS
  • Serviço social e o direito de pessoas com deficiência
  • Em que medida o curso de serviço social me tornará uma pessoa melhor?
  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A PRÁTICA ESPORTIVA: CONTRIBUIÇAO DO SERVIÇO SOCIAL
  • Dificuldades de pessoas com deficiencias
  • A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O ASSISTENTE SOCIAL: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E LUTA PELA INCLUSÃO
  • Qualidade de vida para pessoas com deficiência
  • Assistência Social E Pessoa com Deficiência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!