Serviço Social Ética e PRaxis

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESUMOS DOS TEXTOS PARA A PROVA
TEXTO 2:
O Serviço Social é uma profissão historicamente determinada porque é construída no seio de relações sociais capitalistas, tratando das consequênciasdessas para a sociedade.
No início da ditadura, os profissionais de SeSo só se preocupavam com a técnica, posteriormente os assistentes sociais brasileiros começaram a lutar pela democracia eintensificam as críticas ao passado profissional, tentando romper com o SeSo conservador e tradicional.
O Seso surge, no Brasil, no início do século XX, onde a indústria capitalista se desenvolvia e acontecia aexpansão urbana, porém fica apenas no imediatismo colocado à sua prática.
A profissão foi criada pelo Estado para atuar na questão social, gerada pelo conflito entre a burguesia (classe dominante)e o proletariado, que começa a reivindicar por condições melhores.
Neste período o Seso era muito influenciado pelo: neotomismo, pensamento conservador e o positivismo. Com isso, não tinha umavisão crítica a cerca da questão social e não criticava a legitimidade e o significado da sua “função social” dado pelo Estado e o empresariado.
O Neotomismo retoma as ideias centrais de Santo Tomás deAquino combinadas a uma visão de mundo conservadora – tornando-se a base filosófica da doutrina da igreja católica. O conservadorismo tem como inspiração a sociedade medieval, valorizando o status,hierarquia, tradição, autoridade, corporativismo, ritualismo, simbologismo religioso etc. Já o positivismo foi fundado por Comte e prioriza a ordem social vigente, abandonando a história, a certeza e adúvida e excluindo qualquer movimento para negar ou superar essa ordem.
Esses três juntos faziam com que os profissionais de Seso ignorassem: a desigualdade da sociedade capitalista, a exploraçãocapitalista e as relações sociais que sustentam a alienação no trabalho, a reprodução e manutenção dos ideais capitalistas, e a legitimação das assistentes sociais sobre “a face humanitária do Estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Práxis e Serviço Social
  • Ética no serviço social
  • Codigos de ética serviço social
  • ETICA PROFISSIONAL EM SERVICO SOCIAL
  • Etica profissional no serviço social
  • Ética serviços social
  • Etica aplicada ao serviço social
  • Etica e Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!