Serviço de proteção aos indios

Páginas: 14 (3390 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Tema: O Serviço de proteção dos índios no Brasil.





Delimitação do tema: período de (1910-1914)
Este tema esta delimitado, nos benefícios, dificuldades, encontradas e qual a finalidade do serviço de proteção ao índio.


Problemas encontrados:
Como foi criado o serviço de proteção ao índio?
Quais seus pontos essenciais?
Como era visto o índio antes e depois da criação do sistema?Qual a técnica de civilização utilizada pelos índios?
Quais são as características básicas adotadas após a criação do serviço?
Quais as principais causas das dificuldades encontradas do serviço de proteção ao índio?









Hipótese:
Solucionar os problemas encontrados pelos índios antes, durante e depois da criação do sistema.


Objetivos:
Abordar as dificuldades enfrentadaspelas tribos indígenas, e ressaltar a importância do serviço de proteção aos índios.


Justificativas:
O tema escolhido para a realização do projeto, veio a partir da curiosidade em saber como surgiu o serviço de proteção ao índio, e estudar sua necessidade junto toda a população indígena.
É necessário um estudo profundo sobre este tema, pois é interessante saber como realmente as tribosindígenas são tratadas e quais são seus direitos na sociedade.

Serviço de proteção ao indio:
Fundamentação Teórica:

Segundo o autor Ribeiro. Darcy, ele nos relata que o serviço de proteção ao índio, foi um órgão publico criado durante o governo do presidente Nilo Peçanha em 1910, com o objetivo de prestar assistência a população indígena no Brasil.O serviço foi organizado por Marechal Rondon oprimeiro diretor do sistema.Este serviço previa uma organização que, partindo de núcleos de atração de índios hostis e arredios, passava a povoações destinadas a índios já em caminhos de hábitos mais sedentários e, daí, a centros agrícolas onde, já afoitos ao trabalho nos moldes rurais brasileiros , receberiam uma gleba de terras para se instalarem juntamente com sertanejos.Esta perspectivaotimista fizera quanto a incumbência de promover a colonização com trabalhadores rurais.
Nos anos seguintes esta regulamentação seria modificada em alguns pontos essenciais. Já em 1914, reconhecendo-se a especificidade do problema indígena, o serviço passaria a tratar exclusivamente dele, transferindo as atribuições de localização de trabalhadores nacionais para outra repartição governamental.Pela primeira vez era estatuído, como principio de lei, o respeito as tribos indígenas como povos que tinham o direito de ser eles próprios,de professar sua crenças de viver segundo o único modo que sabiam fazer aquilo que aprenderam de seus antepassados e que só lentamente podiam mudar.
Ate então o índio era tido por toda legislação como uma espécie de matéria Aquele regulamento marcaria umanova era para os índios. Por ele a civilização brasileira abre mão, ao menos, em lei, do dogmatismo religioso e do etnocentrismo que até então não admitia outra fé e outra moral senão a própria.Isto não significa que nivelasse as crenças , os hábitos e as instituições tribais e nacionais, mas que compreendia o relativismo da cultura, que diferentes formas de concepção do sobrenatural ou deorganização da família.
Outro principio importante que é relatado, era a proteção ao índio em seu próprio território, colocando em vigor a velha pratica dos descimentos, que desde os tempos coloniais vinham deslocando tribos de seu habitat para a vida famélica dos vilarejos civilizados.
Esta técnica de “civilização dos índios” foi utilizada desde sempre como a principal arma do arsenal dedesorganização da vida tribal. Pelo regimento ficava também proibido o desmembramento da família indígena, pela separação de pais e filhos, sob pretexto de educação ou de catequese, acreditando só poder salvar os índios pela conquista das novas gerações e com absoluto menosprezo pelo que isto representava para os pais índios, os filhos lhes eram tomados e conduzidos as escolas missionárias, que na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO AOS INDIOS
  • Servico de proteção a testemunha
  • Serviço de proteção ao crédito
  • SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO
  • Serviço de Proteção ao Crédito
  • O Serviço de Proteção ao Crédito
  • Serviço de Proteção de Alta Complexidade
  • Serviço de assistência à familia e proteção básica em domicílio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!