Serviço de orientação profissional: da implantação à prática

Páginas: 23 (5610 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL:

DA TEORIA À PRÁTICA

Nadine Teixeira Pilotto[1]

Carmem Regina Poli Sayão Lobato[2]

Mirna Maria Nicolai Branco3

Universidade de Passo Fundo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no Serviço de Orientação Profissional da Universidade de Passo Fundo, bem como relatar a vivência de uma estagiária do SOP/UPF emuma escola particular de ensino médio.
A Universidade de Passo Fundo tem por missão formar profissionais cidadãos competentes e compromissados com a busca do crescimento humano e desenvolvimento sustentável, por meio da produção e difusão do conhecimento e da abertura à diversidade das demandas sociais locais e globais. Com esta visão de universidade e buscando atender a um de seusprincípios, é que se pensou em implantar um Serviço de Orientação Profissional, vinculado ao curso de Psicologia, para que se tornasse, a posteriori, um local para prática de estágio supervisionado. Como em todo processo de implantação, dificuldades haviam a ser transpostas: incertezas quanto à necessidade e quanto à demanda; desejo de agir e concretizar sonhos e, finalmente, a certeza de que o período deescolhas profissionais na vida das pessoas pode transformar-se em fonte de angústia e diminuição da auto-estima. Assim, em 1998, duas professoras do curso de Psicologia reuniram seus sonhos a um saber científico e propuseram um serviço que vislumbrasse o atendimento a pessoas desorientadas, vocacionalmente falando.
Para a passagem da idéia à ação, foi preciso que se organizassem diretrizes e sepropusessem metas que sustentassem as ações em três pilares norteadores: a orientação profissional facilitando o autoconhecimento, o conhecimento do mundo do trabalho e o mundo
das profissões. O trabalho tem por base a crença de que o ato da escolha pressupõe conflitos e será mais seguro se a existência deste conflito for aceita e houver uma busca de informações a respeito das diversasalternativas. Deve-se levar em conta, também, a história de cada pessoa e o contexto sociocultural em que ela está inserida. Entretanto, tais conhecimentos não resolvem o dilema da escolha, que só se dá através de um profundo ato de coragem. Este ato leva em conta o subjetivo e o objetivo, o racional e o emocional e propõe a elaboração de um projeto de intervenção sobre o passado pessoal e social, visando queo novo o modifique, melhore ou upere (Bock, 1995). Também fazia parte da conduta profissional dos profissionais que viriam a atuar neste serviço, acreditar que uma instituição de ensino superior, de caráter comunitário, devesse oferecer subsídios para que a pessoa que vive o dilema tenha as melhores e maiores condições de realizá-la, tendo a oportunidade de vivenciar atividades de orientaçãoprofissional.
O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – SOP/UPF, portanto, foi criado com o objetivo de facilitar o processo de descoberta da identidade profissional. E, para Bohoslavsky (1977), “facilitar a escolha significa participar auxiliando a pensar, coordenando o processo para que as dificuldades de cada um possam ser formuladas e trabalhadas”. Com esta atividade, tem-se como proposta executarum trabalho de caráter preventivo, prestando atendimento à universitários, jovens do Ensino Médio e outras pessoas que se encontrem em processo de escolha (ou re-escolha) profissional.
A Orientação Profissional é uma colaboração não-diretiva entre o orientador e o orientado, buscando restituir neste seu autoconceito e promover uma imagem não conflitiva de sua identidade profissional. Para isto,é importante informação e reflexão: sobre o mundo, o mercado de trabalho e sobre si mesmo. Ao escutar e pensar com o adolescente sua problemática, é possível proporcionar o espaço e o tempo necessários para que elabore suas próprias respostas, indague sobre sua subjetividade e possa esclarecer as determinações psicológicas, ideológicas e socioculturais que influenciam suas escolhas. Nisto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orientação profissional na pratica da corrida
  • Servicos de orientacao profissional
  • Serviço de Orientação Profissional (SOP)
  • OPP orientação Prática Profissional
  • Praticas profissionais no serviço social
  • a pratica profissional do servico social
  • Instrumentalidade do Serviço Social e sua Pratica Profissional
  • Sistematização da prática profissional em serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!