ServdoresLinux01 Introducao

1671 palavras 7 páginas
EAD

Curso de Configuração básica de servidores Linux
Conhecer o ambiente virtual de aprendizagem

Aula 01: Conhecer o ambiente virtual de aprendizagem
Objetivos desta aula: conhecer o ambiente virtual de aprendizagem.
 Compreender o que é a educação a distância.
 Compreender os compromissos e desafios de um aluno da educação a distância.
 Verificar as principais atividades no ambiente virtual de aprendizagem.
Duração prevista: 4 horas para leitura deste material e realizar os exercícios avaliativos.
Avaliação: questionário com 10 questões aleatórias que pode ser executado duas vezes no período da aula valendo a maior nota.

Página 1.

EAD

Curso de Configuração básica de servidores Linux
Conhecer o ambiente virtual de aprendizagem

1.1. Educação a distância
A educação a distância é um modelo de ensino muito inovador. Não se trata de usar as mais novas ferramentas tecnológicas para ensinar, nem de colocar pessoas do mundo todo na mesma sala de aula virtual. A grande inovação da educação a distância é colocar o aluno como protagonista do ensino.
Diferente da educação tradicional onde o professor tem um papel central, na educação a distância o aluno assume muitas das responsabilidades deste papel central. A aula não tem uma duração limitada no tempo e no espaço. Não há um horário para o início e outro para o fim. É responsabilidade do aluno definir estes limites. Mais que uma responsabilidade, é um compromisso e um desafio. Dificilmente, todos os alunos estarão satisfeitos definindo tempos rigorosamente iguais. Alguns aprendem mais rápido, outros nem tanto. Os conteúdos podem parecer mais simples para alguns e mais complexos para outros. Muitos preferem ler, outros preferem assistir, existem os que preferem fazer, experimentar, criar, discutir. Cada aluno deve encontrar seus próprios meios e isso pode ser desafiador para quem aprendeu desde criança escutando, repetindo e cumprindo as atividades sempre limitadas pelo tempo e o espaço.
Todo aluno da educação a

Relacionados