serv social ead unip estudos disciplinares 1 - unid I

1925 palavras 8 páginas
Unidade I

Pobreza: questão social e seu enfrentamento
 O que é pobreza hoje?

 Como ela se apresenta e configura dentro de nossa sociedade?

 Há uma conceituação quanto ao que vem a ser pobreza hoje no Brasil?

 Muitas questões vem à tona quando se fala de pobreza.

 Pobreza é um tipo de situação, primeiramente.

Mas que situação?

 Alguns conceituam a pobreza como a que se refere a algum tipo de privação, que pode ser somente material ou incluir elementos de ordem cultural e social, em face dos recursos disponíveis de uma pessoa ou família. Essa privação pode ser de natureza relativa ou subjetiva.

 Pode ser ainda conceituada como sendo um conjunto de ausências vividas por aqueles que passam por esta situação.

 A pobreza nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações: de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão.

 É vista hoje como uma das manifestações da questão social, e dessa forma como expressão direta das relações vigentes na sociedade.

 Tais relações localizam a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento capitalista extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria.

 Os “pobres” são produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para eles um lugar na sociedade.
 A pobreza, expressão direta das relações sociais, “certamente não se reduz às privações materiais” (Yazbek, 2009, p.
73-74).

 É uma categoria multidimensional, e, portanto, não se caracteriza apenas pelo não acesso a bens, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças (Martins, 1991, p. 15).
 Ao falar de pobreza estou referindo a uma forma de inserção na vida social, a uma condição de classe e, portanto, abordamos a pobreza como categoria histórica e socialmente

Relacionados

  • publicado 35968 2015 06 23 2355a032cf4026f5f21083ad32141691
    246899 palavras | 988 páginas