Sertanejototalful

14704 palavras 59 páginas
GEOLOGIA PARA ENGENHEIROS I

NOTAS DE AULA

Prof. Dr. José Augusto de Lollo

Ilha Solteira, 2008

Caro aluno,
As dificuldades encontradas nas universidades brasileiras de aquisição de bibliografias de qualidade e em quantidade suficiente para atender seu s estudantes de cursos de graduação, aliadas aos problemas das editoras nacionais em publicar livros didáticos, seja devido a seu alto custo ou a sua pequena tiragem, fazem com que nossos professores universitários tenham grandes dificuldades de cumprir com seu verdadeiro papel de educadores, passando a atuar como meros repassadores de conhecimento e utilizando para isto a sórdida figura da “apostila” ou “nota de aula”.
Você deve estar pensando ser incoerente se iniciar uma publicação desta natureza justamente falando-se mal dela. Na verdade o problema de qualquer “apostila” é formar que o aluno a encara.
É preciso que se entenda que uma publicação desta natureza nada mais é que um guia de estudos, a ser utilizado pelo aluno para adquirir conhecimentos básicos, posteriormente enriquecidos por consultas a livros, onde verdadeiramente os assuntos são abordados de forma completa.
Para isso, estas “Notas de Aulas” não apresentam ilustrações ou tabelas, e quando o fazem é apenas na forma na forma de instrumento prático para consulta rápida em trabalhos práticos. Para consultas aprofundadas devem ser consultados os livros texto indicados pelo professor. Entendendo a maneira correta de utilizar este volume, ele poderá lhe ser muito útil. Agradeço quaisquer correções quanto a erros constados e sugestões que possam melhorar esta publicação.

José Augusto de Lollo, Ilha Solteira, 2008.

CAPITULO 1: CONCEITOS E INFORMAÇÕES BÁSICAS
1.1. INTRODUÇÃO:
Antes de ser um conjunto de conceitos, teoremas e leis físicas expressas na forma matemática, às ciências surgiram na história da humanidade como decorrência da necessidade do ser humano de conhecer os processos naturais que o cercam de maneira

Relacionados