Serra

Páginas: 16 (3966 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014









Trabalho
Azeite Oliveira da Serra







Índice



Índice de Ilustrações



Introdução

Escolhemos o azeite “Oliveira da Serra” para realizar o nosso trabalho por ser uma marca que valoriza o que é nacional e pela sua história, uma vez que nos últimos tempos conseguiu tornar-se líder de mercado, ultrapassando o seu principal concorrente.

Temos comoobjetivo para este trabalho relacionar a matéria dada na aula com a marca, permitindo pôr em prática todos os conceitos dados. Pretendemos alargar o nosso conhecimento sobre o mercado português a nível do azeite, a sua concorrência e os seus níveis de exportação, bem como as inovações que têm feito para conseguirem alcançar a liderança e se manterem no topo do seu mercado e que lhe trouxeram poupançassignificativas para a empresa.

É portanto, nosso objetivo, ficar a conhecer mais sobre cada um dos aspetos da marca que escolhemos para a realização do trabalho desta disciplina.

1.História do Azeite


Origem do azeite1:

Tanto os gregos como os romanos eram verdadeiros entusiastas na produção do azeite e peritos em descobri-lhe aplicações. Por muito séc. o cultivo da oliveira ficourestrito a poucos países como: Espanha, Grécia, França, Portugal, e norte de África. Desde as civilizações antigas mediterrânicas que o azeite é utilizado não só como alimento, mas também como produto básico na medicina tradicional, na higiene, e na beleza.

História do azeite em Portugal2:

A oliveira é uma da era terciária, e com origens na zona da Ásia menor (Turquia) que teve um crescimentoespontâneo nas zonas do mediterrânicas. De acordo com vários autores foram descobertos também traços da sua existência no norte de África no período paleozóico superior.

O cultivo da oliveira no médio oriente remontam a 3000 A.C. (na zona do crescente fértil), ao longo deste percurso a oliveira foi levada da Ásia menor e do Egipto para á Grécia através de Cécrope, fundador de Atenas em 1582a.C. O povo da Grécia já conhecia a oliveira brava mas foi do Egipto que chegou a variedade cultivada, aperfeiçoando-se então dos processos de extração do azeite.

A oliveira foi consagrada a deusa de Atenas e tornada símbolo de sabedoria, abundância e paz. Em Portugal os vestígios da presença da oliveira datam da idade do bronze, mas só no séc. XV e XVI é que o seu cultivo se generalizou em todoo país. Vários historiadores atribuem aos romanos a responsabilidade do início do cultivo da oliveira na península ibérica.


1.1. História da empresa do Azeite

Criação3
Tudo começou nos finais do século XIX, pelas mãos de Alfredo da Silva, o maior industrial português. Nasceu assim o primeiro grupo industrial, comercial e financeiro de Portugal - a Companhia União Fabril, CUF, fruto dafusão de duas pequenas empresas químicas, a União Fabril e a Companhia Aliança Fabril.

Como rezava a lenda, "o que o país não tem, a CUF cria". No início no séc. XX, era já o maior grupo português, com um complexo industrial no Barreiro representativo de avanço tecnológico, desenvolvimento empresarial e modernização institucional, representante de 5% do PIB nacional, com mais de 100 empresas,110.000 colaboradores e mais de 1000 produtos diferentes em produção. A abrangência de áreas de negócio era simplesmente fascinante: construção naval, adubos, têxteis, ácidos e óleos alimentares, entre outras.

Foi um grupo, entre muito poucos, capaz de sobreviver a duas grandes guerras mundiais, pela iniciativa, coragem, perspicácia e tenacidade de Alfredo da Silva. No entanto, em Abril de 1974, ainstabilidade social e política causada pelo fim da ditadura em Portugal, representou o fim da CUF, o fim de um grupo de sucesso.

Reconstrução4
Com o regresso da estabilidade social e política no país nos finais do séc. XX, Jorge de Mello e José Manuel de Mello levaram a cabo a reconstrução do grupo.

Na década de 80 Jorge de Mello volta a entrar no mercado português pela aquisição da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • serra
  • serra
  • Serra
  • Serras
  • serras
  • Serra Leoa
  • Cidade e as serras
  • a cidade e as serras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!