Sermãoo Santo António aos peixes

737 palavras 3 páginas
Padre António Vieira – “Sermão de Santo António aos Peixes”
(Análise do Sermão)
Estrutura do trabalho:
Introdução
Contextualização do excerto analisado, no sermão
Desenvolvimento
Análise do excerto relativo aos pegadores ( capítulo V)
Relação com texto icónico (imagem)
Conclusão
Apreciação Global
Bibliografia

Introdução
O “Peixe Pegador” é dos peixes referidos por Padre António Vieira no Sermão, mais concretamente no Capitulo V desta obra, ou seja, é um peixe referenciado na parte do sermão que fala das repreensões aos peixes, em particular. Sendo assim, o “Peixe Pegador” é um peixe repreendido pelo seu comportamento.
Desenvolvimento
3º parágrafo:
No excerto referente aos “Pegadores”, o autor começa por se referir aos “Pegadores” como peixes pequenos que, pegando-se às costas de peixes maiores, fazem assim recair sobre estes a sua fome e o seu peso, justificando assim o nome atribuído ao peixe repreendido. Pode ser verificado na frase: «De alguns animais de menos força e indústria se conta que vão seguindo de longe os leões na caça, para se sustentarem do que a eles sobeja. O mesmo fazem estes pegadores (…)». Estando mais perto dos grandes acabam por estar protegidos por eles.
Antítese ( ex: “tão seguros ao perto como aqueles ao longe” )
Ironia (ex: “Este modo de vida, mais astuto que generoso…”) O modo de vida dos pegadores instalou-se na sociedade. Como exemplo, Padre Antonio Vieira refere o facto de nenhum vice rei ou governador ir para as Conquistas sem ir rodeado de pegadores. Elogia os menos ignorantes por seguirem a sua vida por outra via, ou seja, despegando-se dos outros. Aqueles que se pegam aos maiores ficam à mercê da sua vontade, sucedendo-lhes o mesmo fim que os seus “transportadores”.
4º parágrafo:
Este parágrafo retrata a pesca de um tubarão que traz consigo um grande número de pegadores que o Padre Vieira descreve como “manchas naturais”. Eles são os parasitas do tubarão e não seguem o seu próprio caminho. Devido a esse

Relacionados