Sermao Cap6

468 palavras 2 páginas
Sermão de Santo António aos Peixes – Capítulo VI - PERORAÇÃO

ANIMAIS TERRESTRES E AVES
PEIXES
Sacrificam
Sacrificam

Sangue

Respeito
Vida
Reverência

Tendo a perfeita noção que estas últimas palavras são aquelas que ficam mais presentes no espírito dos ouvintes, o orador pretende com elas mover o auditório. Os dois aspectos que ele pretende salientar são os seguintes:
Os peixes estão acima dos outros animais. O Levítico exclui-os como objecto de sacrifício. Isto não é motivo de tristeza pois “Os outros animais ofereçam a Deus o ser sacrificados; vós oferecei-lhe o não chegar ao sacrifício: os outros sacrifiquem a Deus o sangue, e a vida; vós sacrificai-lhe o respeito, e a reverência.” Os homens também chegam mortos ao altar porque vão em pecado mortal. A esse respeito refere Santo António: “Infeliz aquele que entrar neste banquete sem a veste nupcial da caridade ou da penitência! Aquele que o recebe indignamente recebe a condenação. Que sociedade há entre luz e trevas? Entre traidor Judas e o Salvador? O animal, o homem bestial, se tocar no Corpo de Cristo será condenado”. (Sermão da Ceia do Senhor) Assim, Deus não os quer. Ele quer sim que eles sigam o exemplo dos peixes que mantêm respeito e obediência a Deus.
Os peixes estão acima do pregador e este sente um pouco de inveja pois apresenta um retrato dele próprio como pecador:

“Eu falo”

“as palavras”
“eu lembro-me”
“mas vós não ofendeis a Deus com”
“a memória”
“eu discorro”

“o entendimento “
“eu quero”

“a vontade”

As repetições põem em realce o paralelismo entre o orador e os peixes. As gradações intensificam o sentido.
Vieira nunca se apresenta como o modelo acabado de um pregador. Ele tenta sê-lo mas sente que ainda tem muito a aprender para alcançar esse mérito. Isto di-lo claramente no Vol. I dos Sermões: “Quero começar pregando-me a mi A mi será, e também a nós: a mi, para aprender a pregar, a nós, para que aprendais a

Relacionados

  • como passar em provas e concursos
    195080 palavras | 781 páginas