Sermão

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
SERMÃO EXPOSITIVO
É aquele cujas divisões principais se derivam do texto, e consistem em idéias progressivas que giram em torno de uma idéia principal. O sermão expositivo, assim como o sermãotemático e o textual, gira em torno de um tema, mas na mensagem expositiva o tema é extraído de vários versículos em vez de um único. Por isso mesmo os vários versículos de uma passagem que dão origem aotema único do sermão deve ser uma unidade expositiva . O sermão expositivo se baseia em uma porção extensa das Escrituras. Pode ser alguns versículos ou um capítulo inteiro, até mesmo um livro.  Apregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitido através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem no seu contexto, que o Espirito Santoprimeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, aos seus ouvintes.
No sermão expositivo aplica-se os princípios da exegese bíblica, entre eles: descobrir o pensamentodo autor,  amplificar palavras, frases e construções gramaticais, lançando mão da analise  dos textos no original hebraico e grego, considerar pormenores etc .
O sermão expositivo é na verdade umaexposição da palavra de Deus. Pode ser usado um livro, um capitulo , ou porções mais ou menos extensas das escrituras. Suas divisões têm que sair do próprio texto bíblico escolhido. Para exemplificar:Uma exposição sobre a vida do patriarca Jó. Deve-se, neste caso basear-se em todo o livro, do capítulo 1 ao 42. Na verdade não leremos todo o livro na hora da pregação, no entanto, para facilitar aconstrução do argumento faremos citações  de tópicos aqui e acolá. Os pontos mais relevantes para o sermão.
Como primeiro exemplo de um sermão expositivo usaremos Efésios 6:10-18. Um exame por breveque seja, de Efésios 6:10-18, nos levará a concluir que Paulo  aqui trata da batalha espiritual do crente e procura apresentar as varias feições relacionadas a esse conflito, de modo que o filho de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sermão
  • Sermão
  • Sermãos
  • Sermao
  • sermão
  • Sermão
  • sermao
  • Sermao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!