Sermão Apocalipse 2:1-7

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
Apocalipse 2:1-7

Um breve contexto histórico-
O livro do Apocalipse foi escrito por volta do ano 90 da era cristã em um contexto de opressão e perseguição por parte do império romano. Sem dúvida, as perseguições, ameaças e até morte que eles sofriam como foi o caso de Antipas, (2:13) era, sem dúvida, para renunciarem a fé em Cristo e aceitarem o culto ao imperador, Roma e seus deuseslocais. Por causa dessa forte perseguição alguns historiadores afirmam que o imperador desse período era Nero, o mesmo que incendiou Roma, porém outros estudiosos antigos afirmam que por uma questão de datação, o mais provável é que tenha sido Domiciano (89-96 A.D) uma personalidade corrupta é malévola que dominou o império de maneira cruel e não só por isso, mas também por causa do contexto social epolítico onde Roma tinha o domínio absoluto.
Nesse meio, diante de tanta perseguição ameaças e morte que o apóstolo João escreve as sete igrejas da Ásia, mas que serve para todas as épocas, sobre o Jesus exaltado que anda com toda a sua glória, majestade e divindade em meio às sete igrejas. Ele as tem nas mãos, não se pode esconder nada d’Ele, pois Ele sonda mentes e corações Ele está batendo aporta, para que os que estiverem cegos a Sua presença abram, O vejam e renovem a comunhão com Ele.
CHAMADOS PARA RENOVAR A COMUNHÃO COM CRISTO

1) Ele Conhece a situação da Igreja (1-2-3)
a) O Senhor conhecia a situação daquela igreja porque Ele tinha os pastores em suas mãos e passava no meio dela. (v. 1)
b) O Senhor conhecia as obras daquela igreja. (v.2,3)
Trabalho árduo,Perseverança; homens maus e aproveitadores; firmeza diante das perseguições. Ações reações intenções. Tudo Ele os conhecia muito bem.
Aplicação
Talvez você seja assim também aquela pessoa que tem perseverado, lutado pela Igreja de Cristo, certamente se envolvido naquilo que a igreja faz. Talvez você seja o primeiro a se envolver, aquela pessoa que os outros sabem que pode contar. Pois é esse talvez sejavocê. Meus irmãos! Quero dizer a vocês que Cristo, o Senhor da Igreja, conhece seu coração, conhece as suas intenções, o pastor pode não conhecer, o seu líder pode não conhecer, mas Cristo tem visto você. Não tem como dissimular diante da presença do Eterno. Daquele que tem Todo o Poder. Ele venceu a morte e o inferno. Ele é O princípio e o fim de todas as coisas. Ele te conhece no secreto, sabede suas intenções, sabe quando você quer roubar a glória Dele, quando quer aparecer mais do que Ele. A Palavra diz que Ele sonda mentes e corações. Ele é Onisciente. Ele é O filho de Deus. Fazer coisas pra Deus nunca foi sinal de espiritualidade, somos extremamente desnecessários. Deus poderia levantar as pedras se nos calássemos. Nunca foi sinal de comunhão com Deus pregar, cantar no louvor,dar estudo, visitar pessoas, se formos motivados apenas pela necessidade de fazer algo estamos errados. Aqueles irmãos da igreja de Éfeso estavam anos luz na nossa frente. (Ef. 1:15-16) A Obra Nunca deve ser o fim, mas o meio para agradá-lo e servi-lo.
Apesar de a igreja ser tão ativa, tão cheia de atividades e até mesmo sofrendo perseguição havia uma denúncia contra ela.

2) A Igreja haviaabandonado o Senhor, Seu primeiro amor. (v. 4)
a) Esse abandono foi consciente.
b) Proposital.
c) Presunçoso.
Talvez, achavam que eram suficientes em si mesmos. Jesus não estava pedindo a aquela igreja que eles fizessem mais, Ele estava denunciando o estado de sequidão e de frieza espiritual por abandonarem seu Senhor.

Aplicação
Como está a sua situação nesse momento? Será queabandonar o Senhor Jesus foi a escolha certa? Certamente não! Talvez a sequidão espiritual tomou conta do seu coração nesses últimos tempos, mas o Senhor Jesus está denunciando esse câncer que dia a dia te afasta dele. Talvez a auto-suficiência invadiu o seu alma e por causa disso você acha que pode fazer tudo sozinho. Veja o que a Palavra diz em Jeremias 2:12-13 a respeito do povo de Israel, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dias De Apocalipse Capitulo 2 1
  • 7 106 1 PB 2
  • 7 ano 2 bim 1
  • sermão 2
  • Apocalipse 1
  • apocalipse 1
  • O LIVRO DO APOCALIPSE Parte 7
  • as 7 igrejas do apocalipse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!