Serimonia do chá

4876 palavras 20 páginas
A Cerimónia, O Ritual, Regras e Protocolo na Cerimónia do Chá

«Segundo reza a lenda, a origem da planta do Chá terá se revelado a um monge budista devotado a passar a vida de joelhos sobre o solo pedregoso sem se permitir ao simples regalo de dormir. Tantos anos terá assim permanecido que certa noite, as pálpebras se lhe cerraram com a fadiga deixando-se adormecer. Pela manhã, patente tamanho descuido com o sucedido, resolveu-se privar a si próprio das suas pálpebras, cortando-as e arremessando-as ao solo num gesto de despeito, pelo que estas, terão por milagre enraizado ali, dando origem assim ao arbusto da planta do chá.»

Breve introdução a este trabalho em torno da Cerimónia do Chá:

No âmbito da disciplina de Regras e Protocolo Empresarial (RPE), parte do plano curricular do Curso de Gestão e Produção de Cozinha (GPC), foi escolhido como “pano de fundo” do presente trabalho, a Cerimónia do Chá.
Procurámos assim, através desta Cerimónia praticada no Japão, expor no contexto da sua observação, esses sinais característicos de que se reveste um acto Protocolar.
No Japão ela assume extrema importância. A Chanoyu (seu nome local) designa uma arte com a relevância que lhe é devida também pelas pessoas que ao longo dos tempos a têm mantido, e aprimorado com saber. Tem sido este, sob verdadeira disciplina, transmitido de mestre a discípulo, até aos dias de hoje!
Para um Japonês, mestre da arte da Cerimónia do Chá, cada momento partilhado, «é como uma obra-prima única, um quadro todo ele numa Tela irrepetível»! (assim é descrito segundo os diversos registos contemporâneos dos primórdios desta arte). Verificamos assim, mal começámos a estruturar o trabalho, que o tema Chá e Protocolo no Japão, permite variadas vias, diferentes caminhos, em busca de potenciais elementos para consubstanciar um trabalho com a profundidade que lhe é merecida. Mas dado o escasso tempo disponível, por um

Relacionados

  • Projeto de intervenção alcolismo e drogas
    2084 palavras | 9 páginas