Seria a decoração ambiental uma peformace?

4803 palavras 20 páginas
CULTURA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, COM552
Prof. Dr. IGOR ROSSONI
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Universidade Federal da Bahia
Izabel Cristina Tavares Gomes

Ambiente decorativo de autoria da Designer de Interiores, Izabel Tavares, assim como também, as releituras do trabalho Andy Wool, reproduzidas em fotocópia e a reutilização de pneu, expostos nos quadros deste ambiente. Seria a decoração ambiental uma performace?
Alexander Baumgarten (1714-1762), criador do termo, “estética”, propôs investigação das faculdades sensitivas humanas, com a particularidade da função da cognição e, filosoficamente a estética como a reflexão sobre o fenômeno artístico. No kantismo seria o entendimento dos juízos. No hegelianismo, seria o aprendizado da beleza artística, em imagens sensoriais, ou representações sensíveis, aspectos da verdade do espírito, do princípio divino, ou da idéia.
Quando se fala em arte, em estética, pensamos no surgimento, sempre numa totalidade, na alimentação e no cumprimento de seus fins da complexidade humana, social e histórica em suas expressões estéticas. “A busca pode tornar-se mais complexa, detalhada, individualizada, mas ela terá como idéia fundamental o papel subsidiário que a arte desempenha no processo social.” (TROTSKI, 2007, p. 138)
A arte põe-se nos fundamentos dos processos em questão?
Segundo alguns autores no marxismo, ao se falar de estética, a tendência dominante não remete ao pensamento de Trotsky. Trotsky elabora, no interior de uma estética, uma teoria com implicações na configuração de métodos e objetos de pesquisa.
No texto representativo do formalismo russo, tomado como objeto deste estudo, por hipótese, busca-se uma estética e as teorias literárias correspondentes a esta perspectiva.
Os formalistas russos focam atenção na própria obra, porque ela tem condições de fornecer todas as informações cabíveis e possíveis desta outra realidade real,

Relacionados