serestas

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
COMO SURGIRAM AS SERESTAS

Com certeza as gerações que nos antecederam prestaram culto à noite no afã de dar vazão à vontade de viver diferente. É verdade que a noite aos notívagos pertence.  Háregistros bíblicos, enaltecedores da noite. “Deus inspira canções de louvor durante a noite” (Jó 35,10). O salmista Davi não deixa por menos: “Tudo tem suave encanto quando a noite chega”. Este moçofoi o primeiro notívago a desfrutar das delicias da noite. Vejamos:
Davi foi o todo poderoso Rei de Israel a quem se atribui a construção dos mais belos versos (Salmos) da história da humanidade. Foium jovem valente, vitoriosos, poderoso, alegre e divertido. O seu reinado representou o marco da transição da nação tribal para o estado territorial unificado, depois da anexação do território de Judáàs terras de Israel. Reza a tradição Bíblica que jovem Rei foi escolhido por Deus para unificar e conduzir o seu povo. Assim o fez. Além de poeta foi um amante da boa música. Vivia cercado de belasmulheres que circulavam pelos salões palacianos no decorrer das festas que oferecia a elite da época. Foi amante da noite, quem sabe, talvez o primeiro seresteiro dos tempos bíblicos.
Pois é, o moçotocava harpa como ninguém, cantava como ninguém, dançava como ninguém, da mesma forma conquistava belas mulheres como ninguém. É possível que o seu amor repentino por Betsabel, a esposa do comandanteUrias, tenha se tornado realidade graças aos seus cantos e encantos. Era um jovem de uma beleza física invejável, além de ser o todo poderoso Rei de Israel. Davi seduziu Betsabel em plena luz do dia,mas, foi numa suave noite que conquistou o seu coração.
O carisma pelos cantos e encantos da noite, desde a época de Davi, perpetuou-se no tempo. Rompeu a barreira da linha do tempo, espalhou-se pelavelha Europa Medieval, através dos antigos menestréis medievais. A mania de cantar na noite espalhou-se pelo mundo ocidental na sequencia do fim da Idade Média.
Chegou até nós por intermédio dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Turismo e música na “Capital Mundial da Seresta e Serenata”, Conservatória.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!