Seres Decompositores: Características Gerais

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Seres Decompositores: Características Gerais

Em termos gerais os decompositores são componentes essenciais de qualquer ecossistema. O papel principal é reciclar nutrientes em organismos mortos e resíduos. A maioria é de bactérias e fungos. Sem eles não poderia haver vida porque as plantas ficariam sem nutrientes.









.
Formas que decompõem organismos mortos ou em decomposiçãopara realizar o processo natural de decomposição. Como herbívoros e predadores, decompositores são heterotróficos, ou seja, necessitam de substratos orgânicos para obter energia, carbono e nutrientes para o crescimento e desenvolvimento.
Decompositores podem quebrar as células de outros organismos que utilizam reações bioquímicas para converter o tecido que está preso de forma metabólica emprodutos químicos úteis, sem necessidade de digestão interna. Usam organismos mortos e compostos orgânicos não vivos como fonte de alimento. Os exemplos são bactérias e fungos.
Fungos e Bactérias: Seres Decompositores

Decompositores
Bactérias são importantes decompositores. Um grama de solo contém o equivalente a 40 milhões de células bacterianas. As bactérias na Terra forma biomassa que excedetodas as plantas vivas e animais. Fundamentais na reciclagem de nutrientes, muitos passos em ciclos de nutrientes dependem destes organismos.
Existem ecossistemas em que fungos estão na lista de decompositores primários de lixo. Ao contrário de bactérias, que são organismos unicelulares, fungos crescem como uma rede ramificada. Enquanto que as bactérias estão restritas a crescerem e se alimentaremnas superfícies expostas da matéria orgânica, os fungos podem usar hifas para penetrar pedaços maiores de matéria orgânica.

Seres Decompositores
Fatores tornam os fungos decompositores primários em florestas, nas quais ninhada tem altas concentrações de lignina e ocorre com frequência em pedaços grandes. Fungos decompõem a matéria orgânica e liberam enzimas para quebrar o material emdecomposição após absorverem os nutrientes. Hifas usadas para quebrar a matéria e absorver nutrientes também são usadas na reprodução. Quando dois fungos crescem próximos uns dos outros acabam por se dividir e formar em outra unidade no movimento de fusão.
Vários tipos de vermes também estão considerados como decompositores por agirem como catadores. Os fungos são os principais decompositores na maioriados ambientes. Eles produzem apenas as enzimas necessárias para decompor a lignina, uma substância química complexa encontrada em madeira.
Detritívoros são aspectos importantes nos ecossistemas. Podem viver em qualquer tipo de solo com componente orgânico, incluindo os ecossistemas marinhos – formas intercambiáveis de alimento nas profundezas.
Em teias alimentares detritívoros desempenham papel dedecompositores. São consumidos em demasia e por isso desempenha papéis importantes como recicladores no fluxo de energia do ecossistema e biogeoquímicos.
Os fungos agem como decompositores importantes no ambiente terrestre. Durante o período Carbonífero, fungos e bactérias ainda tinham que evoluir a capacidade de digerir a lignina e os depósitos de tecido vegetal morto acumulado durante operíodo.
Micro Animal
Animais microscópicos que não podem ser vistos a olho nu. A maioria está na classe multicelular, mas nenhuma é vertebrada. Microscópicos artrópodes incluem ácaros, copépodes e cladóceros. Grupos comuns são os rotíferos que se alimentam por filtração na água fresca. Algumas espécies são microscópicas.
Significado de Fungo?
Membro de grupo grande de organismos eucariotas queincluem microrganismos, tais como leveduras, bolores e familiares cogumelos. Estes organismos podem ser classificados conforme o reino.
Fungos estão separados de plantas, animais e bactérias. Uma diferença importante é que as células fúngicas possuem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das paredes celulares de plantas, repletas de celulose. Essas e outras diferenças mostram que eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • características gerais dos seres vivos
  • Características gerais dos seres vivos
  • Características gerais dos seres vivos
  • Características gerais dos seres vivos
  • caracteristicas gerais dos seres vivos e origem da vida
  • CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • Caracteristicas gerais
  • Características gerais:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!