SERAMONE

356 palavras 2 páginas
RESUMO DO CAPÍTULO
Neste capítulo relata-se, ou melhor fala-se de um conflito entre um empresário que usou seus recursos, influência e poder, para ocupar quilómetros de terras, numa das aldeias da província Huíla e transformá-lo em sua fazenda. E o povo da aldeia que, devido a essa ocupação, ficou sem meios para sustentar suas plantações e suas criações de gado.
O empresário desviou o curso do rio que alimentava os campos de cultivo da aldeia e eliminou o caminho mais curto que dava ao campo de pasto, para erguer uma barragem para irrigação dos seus produtos agrícolas e dar de beber seus gados.
Bernardino Chipengula, presidente duma ONG, na tentativa de ajudar o povo não perder suas manadas, devido a seca que a aldeia vivia, como consequência da construção da fazenda, solicitou a ajuda do seu amigo, advogado, Sebastião Lopes que foi convidado a conhecer o local e a causa em discussão, e a situação era muito delicada.
Sebastião, sendo um defensor de causas e um antigo amigo de revolução de Chipengula, prometeu ajudar o povo que foi privado dos seus direitos

NARRADOR:
Quanto a presença, o narrador é heterodiegético. Não participa da história. Apenas observa os factos.
Quanto a ciência é focalização externa, ou não omnisciente. Ele, apenas relata aquilo que externamente.
Quanto á posição é objectivo. Narra os factos sem opinar. Narra tal como aconteceu.
Personagens: o povo, Bernardino Chipengula, Sebastião e o empresário.
Principais -> o povo e o empresário.
Secundários -> Bernardino Chipengula e o Sebastião Lopes.
Quanto a formulação, as personagens são planas.
Quanto a caracterização, são personagens directas.
Acção:
A acção cujas personagens estão envolvidas é aberta. Porque não é resolvida até ao pormenor.
Tempo: No capítulo, é predominante o tempo da narrativa. É tempo da narrativa porque não se observa a medição do tempo. Observa-se, apenas, o tempo gasto pela leitura.
Espaço:
O espaço que se verifica no

Relacionados