Ser pedagogoa(a): identidade profissional e saberes docentes na práxis pedagógica

2634 palavras 11 páginas
SER PEDAGOGOA(A): identidade profissional e saberes docentes na práxis pedagógica

Cácia Mirian Nunes Vieira - Uniminas[i]

"Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.”

Moacir Gadotti

Resumo

A finalidade deste artigo é refletir e analisar sobre a identidade profissional e os saberes docentes do(a) educador(a) do ensino infantil ao educador(a) do ensino na EJA – Educação de Jovens e Adultos, além de expandir o diálogo sobre a relação entre o ensino e a aprendizagem no contexto pedagógico contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como foco os saberes docentes. O estudo desenvolvido possibilitou a compreensão de que a construção dos saberes tem exigido novas práticas pedagógicas daquele(a) envolvido(a) no processo de ensino aprendizagem. O(a) Educador(a) e o(a) aprendiz tem assumido papéis colaborativos e interventivos em que pilares como aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer tem merecido atenção. Neste contexto, ser pedagogo(a) nos dias de hoje não se restringe, simplesmente, a uma titulação e, menos ainda ao espaço físico geográfico. Portanto, a reflexão sobre os saberes docentes e a práxis didática pedagógica é ponto de partida para que este(a) profissional se constitua como investigador(a) de sua própria prática, visando ao aprimoramento profissional baseando-se na tríade reflexão-ação-reflexão.

Palavras-chave: identidade profissional, saberes docentes, práxis pedagógica.

A importância de analisar a construção dos saberes docentes na práxis pedagógica faz com que cada professor(a) insere a sua individualidade na edificação da sua identidade profissional, permitindo-lhe um olhar holístico na construção de novos saberes.

A acuidade de considerar a sua verdadeira identidade antes de determinar um objetivo, não pode ser subestimada, visto que

Relacionados