Ser ou não ser sustentável, eis a questão

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Ser ou não ser sustentável, eis a questão!
A sociedade moderna está cada vez mais atenta à forma como as empresas realizam seus negócios. Quem estuda as tendências do mercado sabe que osconsumidores aumentaram seus níveis de exigência no tocante à ética e transparência das empresas no relacionamento com seus stakeholders em questões de sustentabilidade e governança.Apesar de todo movimento nessa direção, muitos executivos permanecem apegados a uma visão de negócios que se limita à obtenção do lucro direto. Para eles, a necessidade de tornar o negóciosustentável é algo desvinculado de objetivos comerciais. O cuidado com o meio ambiente, por exemplo, é encarado como um elemento gerador de custo. Na opinião desses gestores, as “políticasverdes” da empresa podem entrar, quando muito, no âmbito do marketing ou das ações sociais.
Baseado em um estudo feito em 30 empresas de grande porte, o professor C.K. Prahalad e seusconsultores,  M.R. Rangaswami e Ram Nidumolu constataram que a busca por soluções ambientalmente corretas estimula a inovação. Descobriram também que a produção verde minimiza custos: osinvestimentos necessários à implantação de métodos de produção mais limpa e de mecanismos voltados a economizar insumos são compensados pela consequente redução de gastos.
Prahalad,Rangaswami e Nidumolu apontaram os cinco passos que devem nortear as ações das empresas. São eles: ajustar-se à legislação vigente e adequar-se às normas e aos códigos de adesão facultativa,criados por entidades não governamentais e associações, vendo tais normas como uma orientação e não como um fator impeditivo; fazer com que a cadeia de valores da empresa seja sustentável;criar produtos e serviços sustentáveis; desenvolver modelos de negócios baseados na sustentabilidade; e ter ações proativas, antecipando-se às tendências e ajudando a construir o futuro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser ou não ser, eis a questão
  • ser ou não ser , eis a questão
  • ser ou não ser, eis a questão...
  • SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!
  • Ser ou não ser abrasileirado? eis a questão.
  • Estar ou ser, eis a questão
  • ser livre ou não ser és a questão
  • Ser Ou N O Ser Eis A Quest O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!