Ser Moralmente Aceit Vel Um Ser Humano Matar Outro Por Miseric Rdia

888 palavras 4 páginas
Será moralmente aceitáve um ser Humano matar outro por misericórdia?

Trabalho realizado por:
Carina Barreira 10ºA
Introdução

O objetivo deste ensaio filosófico é responder de forma clara ao problema “será moralmente aceitável um ser humano matar outro por misericórdia?”, tendo em conta todos os argumentos e todas as objeções.

O problema proposto tem uma grande importância, sobretudo devido à sua atualidade, vivências recentes que se prendem com pedidos constantes de eutanásia permitiram o consciencializar de dificuldades que se pretendem colmatar em termos do futuro já que situações semelhantes se avizinham também no nosso país.

-Antes de começar é importante referir o significado de Eutanásia e de Distanásia.

Eutanásia -A eutanásia é o acto de, invocando compaixão, matar intencionalmente outra pessoa.
A palavra “Eutanásia” é composta por duas palavras gregas – “eu” e “Thanatos” e significa literalmente uma boa morte-“morte misericordiosa”, em que uma pessoa acaba com a vida de outra pessoa para benefício da mesma.
Este entendimento da palavra realça uma importante característica dos atos de eutanásia, que é:
- A eutanásia implica tirar deliberadamente a vida de uma pessoa para benefício da mesma – normalmente porque esta sofre de uma doença terminal ou incurável.

Distanásia
- A distanásia (do grego «dis», mal, algo mal feito, e «thánatos», morte) é etimologicamente o contrário da eutanásia. Consiste em atrasar o mais possível o momento da morte usando todos os meios, proporcionados ou não, ainda que não haja esperança alguma de cura, e ainda que isso signifique infligir ao moribundo sofrimentos adicionais e que, obviamente, não conseguirão afastar a inevitável morte, mas apenas atrasá-la umas horas ou uns dias em condições deploráveis para o enfermo.

Principais teses concorrentes

As principais teses que podem responder a este problema são:
A que defende que devia ser moralmente aceite matar um ser humano por

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas