Ser diferente

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Ser diferente é normal é um slogan para a mídia. Viver a diferença somente para o deficiente que é desprovido de qualquer tipo de preconceito.
Alguns pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em partes, a fatores que remontam ao Brasil Colônia, data de 1930, produzindo e reproduzindo ideias de desigualdade e essa ideia na contemporaneidade já vem formatada ainfluência da elite, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão.
Um dos problemas que deve ser enfrentado por toda a humanidade é a tendência existente de definir as pessoas diferentes em termos negativos, de ver essas pessoas e o grupo ao qual pertencem como inferiores e não merecedores de respeito.
Isso se deve pela prática de classificar as pessoas em grupos distintos ehomogêneos, com base em critérios de cor, língua, cultura, nacionalidade, preferência sexual, religião, idosos, mulheres, nômades, moradias e renda familiar. Sob este aspecto, os grupos são classificados em desejáveis e indesejáveis, advindo daí, o desrespeito ao direito de ser diferente.





1 DESENVOLVIMENTO5

TEMA: SER DIFERENTE É NORMAL?




Imaginemos um ser perfeito, e que a sociedade julga perfeito, um ser que pensa e que chora, que sente raiva, que é feliz, que esbraveja quando irritado, que ama e odeia e que tem insônia.
Imaginemos agora um ser diferente e que a sociedade julga imperfeito, um ser que pensa e que também chora, que sente fome, que tem paixão, que torce porum time, que dorme tranquilo à noite.
Onde mora a diferença? Somente na cabeça dos que a vem, ou na pele de quem a sente. Nada mais normal do que ser diferente, todos temos a roupa que fascina a comida que gostamos a cor preferida, selecionamos amigos diferentes, ouvimos músicas diferentes, ídolos, amores e casas diferentes.
Porque agimos diferente quando vimos um ser diferente na nossafrente? Você morde, ele nem. Você desbota, ele nem mesmo por ser negro. Ele se assustou contigo e gritou? Não. Logo, você também é diferente a ele, quem reagiu foi somente você não ele.
A humanidade tem presenciado ao longo de sua história uma sequência de intolerâncias à diferença. Ser rotulado de “diferente” sempre foi visto como sinônimo de inferioridade, de indesejável, de separação do grupo.Basta ser considerado diferente para os ditos padrões normais para que as pessoas passem a desprezá-la considerando-a como ser de outro planeta.
Quando prezamos e preservamos nossas relações com as pessoas que nos cercam estamos contribuindo para uma vida mais digna e saudável em todos os aspectos.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países. Apobreza e a riqueza existem em todos os países do mundo, fazem parte do cenário mundial, porém a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um leque que compreende diversos tipos
6
dedesigualdades, desde a desigualdade de oportunidades, a desigualdade étnico-racial de escolaridade, de renda, de gênero, no entanto a que mais chama atenção é a desigualdade econômica.
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Segundo a ONU (2005) o Brasil era a 8ª nação mais desigual do mundo. O índice GINI (desigualdade de rendas/2009) afirma que o Brasil caiu de 0,58 para 0,52esclarecendo que quanto mais próximo do “1” maior é a desigualdade social. Isso vem em decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX.
O grau de desigualdade social no Brasil é gritante, a miséria aflora, a educação, a renda, a saúde, o desemprego, a violência, a desnutrição, a mortalidade infantil, o abandono, os homicídios, os suicidas, os drogados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente é ser normal
  • Ser normal é ser diferente
  • Ser diferente é normal
  • Ser diferente e normal
  • PORTFOLIO SER DIFERENTE NORMAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!