Ser diferente

Páginas: 10 (2282 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Módulo6- Da diferença de comportamentos à diferenciação na intervenção

Desvantagem
O termo desvantagem e o conceito que se gerou à sua volta ocasionou, tanto nos EUA, como anteriormente na Índia, com as medidas relativamente às castas atrasadas, uma série de medidas que visavam corrigir e compensar as diferenças étnicas e sociais verificadas em áreas como o emprego e a educação, tanto noacesso como na progressão dentro dessas áreas. Assim, certas minorias étnicas foram identificadas como estando em desvantagem social e, por essa razão, foram escolhidas como objecto de acções afirmativas que visavam corrigir essas situações de desigualdade. Os critérios de avaliação dessas situações pautaram-se sobretudo por razões de diversidade étnica mais do que por questões sociais de classeeconómica e por todas as dificuldades inerentes. Os indivíduos em desvantagem seriam-no, sobretudo, por uma questão de discriminação racial ou étnica e, sublinham os autores que denunciam estas políticas, pelas características associadas à diferença étnica, como a indolência, a falta de educação, a não existência de ética no trabalho, o culto do prazer, entre muitos outros motivos. Na prática, asmedidas políticas que visavam corrigir as desvantagens criavam excepções de benefícios para estas minorias desfavorecidas em vez de alterarem a questão de fundo relacionada com os problemas sociais de classe. Como resultado estas excepções apenas serviam de paliativo e não resolviam os problemas reais, sendo muitas vezes acusadas de "discriminações pela positiva", que eram tão ou mais lesivas do queas próprias discriminações. Exemplos dessas acções afirmativas eram as quotas para minorias em escolas e universidades, os cursos de integração para minorias, transportes escolares especiais para minorias étnicas, quotas no acesso ao trabalho em algumas empresas, etc. As questões sociais de fundo não se resolveram e também não se resolveram as situações mais imediatas e pontuais de desvantagem,agravando, nas minorias, o sentimento de distanciamento, e, na maioria branca, de reacção negativa contra as vantagens das minorias, provocando em ambos os grupos um forte sentimento de consciência racial. Este insucesso que ocorreu com as políticas dos EUA já tinha ocorrido na Índia, antes e após a independência, aquando das medidas levadas a cabo pelos governos para compensar a situação das castaschamadas de atrasadas. Em vez de contribuir para o desaparecimento progressivo do injusto sistema de castas, através da melhoria das condições gerais de vida das populações, o governo incentivou as pessoas a se organizarem-se em castas de atrasados para acederem a benefícios e subsídios económicos ou políticos.

A desigualdade social

Fala-se em desigualdade social quando, numa determinadasociedade, alguns grupos sociais se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras. Portanto, a desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor.
Rousseau e Marx viram na propriedade a origem da desigualdade, enquanto para Durkheim, é a divisão do trabalho que a origina. Na obra Discours sur l'origine de l'inégalité de Rousseau, "oshomens no estado natural são livres e iguais e não possuem propriedade; cada um contenta-se com as dádivas da Natureza [...]. A partir do momento em que os homens começam a cooperar e a acumular bens, este estado primitivo vai alterar-se irremediavelmente: desaparece a igualdade, cria-se a propriedade e daí resulta a divisão do trabalho" (1995, Cherkaoui - "Estratificação". In Tratado deSociologia (org. R. Boudon). Porto: Edições ASA).
À medida que se expande a divisão do trabalho as pessoas tornam-se cada vez mais dependentes umas das outras, pois cada um precisa dos bens e serviços dos outros. No entanto, os agentes económicos usufruem de diferente modo desses bens e serviços, pois estes não estão de igual modo acessíveis a todos: os seus rendimentos são diferentes e as suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente é ser normal
  • Ser normal é ser diferente
  • Ser diferente é normal
  • Ser diferente e normal
  • PORTFOLIO SER DIFERENTE NORMAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!