Ser diferente é tornar um mundo mais colorido

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
Inquietação, questionamento excessivo, dificuldade de prestar atenção na aula, distrair-se facilmente e ficar disperso quando o professor explica a matéria.
Pouca paciência para estudar, capacidadede fazer várias coisas ao mesmo tempo e dificuldade de terminá-las.
São características comuns, mas que podem esconder uma criança infeliz, com problemas para lidar com as próprias tarefas e donade um diagnóstico cada vez mais comum: o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).
Ao lado da conhecida dislexia (dificuldade na leitura e escrita), o TDAH é um dos principaistranstornos ligados à aprendizagem.
Presente em cerca de 5% da população, a doença é baseada em três itens principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade, e costuma ser mais evidente em meninosdo que meninas, alerta a psicóloga Cleide Partel:
— Os meninos enquanto crianças são mais percebidos, já que as meninas são as mais quietinhas e podem passar despercebidas pelos professores.
Naidade adulta, no entanto, a proporção é de um homem diagnosticado para cada mulher.
Identificação Diferentemente de muitas doenças neurológicas, o TDAH conta apenas com um questionário de 18perguntas recomendado pela Associação Americana de Psiquiatria para ser diagnosticado.
Para saber se a criança tem TDAH é preciso que os pais fiquem atentos aos seguintes pontos: se seu filho estáatrapalhando a aula, se vai mal na escola, se sempre desafia ou enfrenta mais velhos e autoridades, se é uma criança difícil de lidar.
Nos adultos, pode haver dificuldade de concentração em palestras, aulasou leitura, desatenção, relutância em iniciar tarefas que exigem longo esforço mental, problemas com organização, planejamento ou mesmo memória a curto prazo (marcada pela perda ou esquecimento deobjetos, nomes, prazos, datas). Além disso, pode vir associado a outras doenças como depressão, transtorno de ansiedade ou distúrbio alimentar. Uma vez confirmada a existência da doença, no entanto, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um mundo colorido
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente
  • Ser diferente é ser normal
  • mundo diferente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!